Heitor era um menino que trazia sempre no bolso folhas de papel e uma caneta azul. Quando passeava pela rua, voltando da escola, ia anotando palavras dos luminosos de propaganda, cartazes e placas. Depois assinava a folha, embaixo, trocando a letra H pela letra L. Formando, assim, LEITOR.
Seus amigos perguntavam:
_ Para que isso, Heitor?
Ele sorria e dizia:
_ Sou Pirata de Palavras!
Ele imaginava criar uma grande história, colecionando palavras como quem guarda selos.
No primeiro dia juntou: amarelo - caramelo - alfinete - sorvete - anzol - jornal - barril - anil.
No segundo dia juntou: caminhão - feijão - balão - algodão - estrada - espada - toalha - medalha.
No terceiro dia juntou: chácara - chuvisco - chapéu - chaveiro - chocolate - xadrez - xarope.
No quarto dia juntou: pássaro - pêssego - passeio passado - morro - murro - carro - burro.
No quinto dia foram dez palavras. Era um dia de sol! Juntou praça - vidraça - brinquedo - coqueiro - faqueiro - pipoqueiro - lâmpada - tampa - banco - canto.
No sexto dia foram só quatro palavras. Era um dia de muita chuva... Juntou tesoura - vassoura - panela - capela.
E assim foi anotando, semana após semana. As palavras cresciam como em um dicionário. E nada de histórias...
Então Heitor percebeu que histórias se fazem de palavras, ideias, sonhos e fantasias...
Feita essa nova descoberta, agora o nosso Leitor é Pirata de Aventuras!
Por: Jussara Braga
Sequência Didática – Explorando Palavras com o Livro "Pirata de Palavras"
Objetivos específicos
✔️ Estimular a curiosidade e a busca ativa por palavras no ambiente escolar e familiar.
✔️ Ampliar o repertório linguístico das crianças.
✔️ Desenvolver a oralidade e a identificação de palavras conhecidas.
✔️ Criar um vínculo afetivo com a leitura e a escrita.
Materiais necessários:
📖 Livro *Pirata de Palavras*
📦 Baú do Tesouro (pode ser uma caixa decorada)
📒 Minilivros para cada criança (com espaço para anotar palavras e desenhar)
📝 Cartaz para registrar as palavras encontradas pela turma
Etapas:
1. Apresentação da História
- Ler o livro *Pirata de Palavras*, de Jussara Braga, para a turma.
- Conversar sobre o que é um pirata e como ele busca tesouros.
- Explicar que, nesta aventura, o tesouro serão **as palavras que encontramos pelo caminho!**
2. A Caça ao Tesouro (Palavras na Escola)
- Esconder um **"Baú do Tesouro"** na sala ou no pátio.
- As crianças deverão procurar o baú e descobrir o que há dentro: Uma carta e **um minilivro** (feito pela professora) onde irão registrar palavras que encontrarem.
- Explicar que a primeira busca será na escola. Elas deverão olhar cartazes, rótulos, cadernos e escolher **uma palavra** para escrever com a ajuda da professora.
3. Compartilhando Descobertas
- Cada criança apresenta sua palavra encontrada na escola.
- A professora lê todas as palavras, ajudando a reconhecer e falar cada uma.
- Sugestão: Registrar as palavras em um cartaz coletivo.
4. Leve o Minilivro para Casa
- Explicar que agora o desafio é **procurar palavras em casa** (rótulos, embalagens, objetos, livros).
- A família ajudará a escrever uma nova palavra no minilivro.
- Na próxima aula, as crianças trarão o livrinho para compartilhar suas descobertas.
Bilhetes para os pais
O Tesouro das Palavras
Queridas famílias,
Nesta semana, embarcaremos em uma grande aventura com as crianças! Inspirados no livro **"Pirata de Palavras"**, estamos explorando o mundo das palavras de uma maneira divertida e envolvente.
Cada criança receberá um **mini livrinho**, que foi escondido dentro de um baú do tesouro! Esse livrinho será seu diário de descobertas, onde elas irão registrar palavras que encontrarem no dia a dia – na escola, em casa ou em passeios.
**Como funciona?**
🔹 A primeira busca será na escola, com o auxílio da professora.
🔹 Depois, as crianças levarão o livrinho para casa para continuar a caça às palavras.
🔹 Durante a semana, vocês podem ajudá-las a identificar palavras em embalagens, livros, placas ou rótulos.
🔹 Uma vez por semana, teremos um momento especial para compartilhar as descobertas.
Nosso objetivo é incentivar a curiosidade, a leitura e a ampliação do repertório das crianças de forma lúdica e prazerosa. Contamos com vocês para tornar essa experiência ainda mais significativa!
Agradecemos a parceria!
Atenciosamente, Professora
5. Momento de Apresentação
- Uma vez por semana, as crianças apresentarão suas palavras novas.
- A professora fará perguntas como:
🔹 Onde encontrou essa palavra?
🔹 O que ela significa?
🔹 Você já conhecia essa palavra?
Encerramento – Meu Baú de Palavras
- Cada criança escolhe suas **três palavras favoritas** do livrinho.
- Fazem um desenho representando uma delas.
- A professora monta um mural com os “Tesouros de Palavras” da turma.
Comentários
Postar um comentário
ADOREI SUA VISITA
E QUE BOM VOCÊ NÃO ESQUECEU O COMENTÁRIO
Ele é muito importante!!!