Piratas de palavras

 Pirata de Palavras ...

Heitor era um menino que trazia sempre no bolso folhas de papel e uma caneta azul. Quando passeava pela rua, voltando da escola, ia anotando palavras dos luminosos de propaganda, cartazes e placas. Depois assinava a folha, embaixo, trocando a letra H pela letra L. Formando, assim, LEITOR.

Seus amigos perguntavam:

_ Para que isso, Heitor?

Ele sorria e dizia:

_ Sou Pirata de Palavras!

Ele imaginava criar uma grande história, colecionando palavras como quem guarda selos.

No primeiro dia juntou: amarelo - caramelo - alfinete - sorvete - anzol - jornal - barril - anil.

No segundo dia juntou: caminhão - feijão - balão - algodão - estrada - espada - toalha - medalha.

No terceiro dia juntou: chácara - chuvisco - chapéu - chaveiro - chocolate - xadrez - xarope.

No quarto dia juntou: pássaro - pêssego - passeio passado - morro - murro - carro - burro.

No quinto dia foram dez palavras. Era um dia de sol! Juntou praça - vidraça - brinquedo - coqueiro - faqueiro - pipoqueiro - lâmpada - tampa - banco - canto.

No sexto dia foram só quatro palavras. Era um dia de muita chuva... Juntou tesoura - vassoura - panela - capela.

E assim foi anotando, semana após semana. As palavras cresciam como em um dicionário. E nada de histórias...

Então Heitor percebeu que histórias se fazem de palavras, ideias, sonhos e fantasias...

Feita essa nova descoberta, agora o nosso Leitor é Pirata de Aventuras!

Por: Jussara Braga




Sequência Didática – Explorando Palavras com o Livro "Pirata de Palavras" 


Objetivos específicos

✔️ Estimular a curiosidade e a busca ativa por palavras no ambiente escolar e familiar.  

✔️ Ampliar o repertório linguístico das crianças.  

✔️ Desenvolver a oralidade e a identificação de palavras conhecidas.  

✔️ Criar um vínculo afetivo com a leitura e a escrita.  


Materiais necessários:   

📖 Livro *Pirata de Palavras*  

📦 Baú do Tesouro (pode ser uma caixa decorada)  

📒 Minilivros para cada criança (com espaço para anotar palavras e desenhar)  

📝 Cartaz para registrar as palavras encontradas pela turma 


Etapas: 

1. Apresentação da História 

- Ler o livro *Pirata de Palavras*, de Jussara Braga, para a turma.  

- Conversar sobre o que é um pirata e como ele busca tesouros.  

- Explicar que, nesta aventura, o tesouro serão **as palavras que encontramos pelo caminho!**  


2. A Caça ao Tesouro (Palavras na Escola) 

- Esconder um **"Baú do Tesouro"** na sala ou no pátio.  

- As crianças deverão procurar o baú e descobrir o que há dentro: Uma carta e **um minilivro** (feito pela professora) onde irão registrar palavras que encontrarem.  

- Explicar que a primeira busca será na escola. Elas deverão olhar cartazes, rótulos, cadernos e escolher **uma palavra** para escrever com a ajuda da professora.  


3.  Compartilhando Descobertas 

- Cada criança apresenta sua palavra encontrada na escola.  

- A professora lê todas as palavras, ajudando a reconhecer e falar cada uma.  

- Sugestão: Registrar as palavras em um cartaz coletivo. 

 

4. Leve o Minilivro para Casa

- Explicar que agora o desafio é **procurar palavras em casa** (rótulos, embalagens, objetos, livros).  

- A família ajudará a escrever uma nova palavra no minilivro.  

- Na próxima aula, as crianças trarão o livrinho para compartilhar suas descobertas.  


Bilhetes para os pais

O Tesouro das Palavras  

Queridas famílias,  

Nesta semana, embarcaremos em uma grande aventura com as crianças! Inspirados no livro **"Pirata de Palavras"**, estamos explorando o mundo das palavras de uma maneira divertida e envolvente.  

Cada criança receberá um **mini livrinho**, que foi escondido dentro de um baú do tesouro! Esse livrinho será seu diário de descobertas, onde elas irão registrar palavras que encontrarem no dia a dia – na escola, em casa ou em passeios.  

**Como funciona?**  

🔹 A primeira busca será na escola, com o auxílio da professora.  

🔹 Depois, as crianças levarão o livrinho para casa para continuar a caça às palavras.  

🔹 Durante a semana, vocês podem ajudá-las a identificar palavras em embalagens, livros, placas ou rótulos.  

🔹 Uma vez por semana, teremos um momento especial para compartilhar as descobertas.  

Nosso objetivo é incentivar a curiosidade, a leitura e a ampliação do repertório das crianças de forma lúdica e prazerosa. Contamos com vocês para tornar essa experiência ainda mais significativa!  

Agradecemos a parceria! 

Atenciosamente,  Professora


5.  Momento de Apresentação

- Uma vez por semana, as crianças apresentarão suas palavras novas.  

- A professora fará perguntas como:  

  🔹 Onde encontrou essa palavra?  

  🔹 O que ela significa?  

  🔹 Você já conhecia essa palavra?  


Encerramento – Meu Baú de Palavras

- Cada criança escolhe suas **três palavras favoritas** do livrinho.  

- Fazem um desenho representando uma delas.  

- A professora monta um mural com os “Tesouros de Palavras” da turma.  



Comentários