Projeto: Mascote da Turma

 Olá segue mais uma sugestão de projetos pra vocês.




MASCOTE DA TURMA

 CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS        

(X  ) O EU, O OUTRO E O NÓS.

(  X  ) CORPO, GESTO E MOVIMENTO.

(X)  MUNDO SOCIAL E NATURAL INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO.

(  X  )  TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.

( X  )  ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.

(  X  )  ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADE, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.     

 

SABERES E CONHECIMENTO      

Atividades de cuidado e solidariedade na interação com as crianças e adultos

Reciprocidade com o adulto, colaboração e, gradualmente, participação voluntária nos cuidados cotidianos (troca, banho, alimentação)

Exploração do ambiente pela observação, ação e manipulação.

Exploração de objetos e instigar a imaginação por meio de elementos simbólicos da fantasia infantil: tecidos transformados em cabanas, castelos, rios, desenhos com giz, fitas, cadeiras enfileiradas.

Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções envolvendo suas tradições culturais e de outros grupos.

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO     

(EI02EF01.s) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

(EI02EF01a.d) Manifestar ideias, sentimentos e emoções em distintas situações de interação, por meio de diferentes linguagens.

(EI02EO04.s) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

(EI02ET01b.d) Ampliar suas experiências visuais, auditivas, gustativas, táteis e olfativas.

(EI02TS02a.d) Ampliar as possibilidades de exploração de repertório visual e auditivo na troca entre as crianças e a identificação das suas produções e dos colegas.

(EI02EF06.s) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

(EI02EF06a.d) Contar, recontar, narrar e representar histórias com apoio da brincadeira de faz de conta.

(EI02ET06b.d) Compreender a rotina por meio de atividades que possibilitem o entendimento das noções de agora/depois, ontem/hoje/amanhã.

(EI02ET07.s) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

 

SEQUÊNCIA:

 1 – Apresentar um mural com três imagens de animais para a turma escolher. Cada criança vai até o mural e escolhe (pode se colar uma foto da criança ou anotar o nome dela na sua escola). Depois coletivamente e oralmente contar a quantidade de votos e escolher o vencedor.

Clique na imagem para ampliar e salvar. Imprimir ampliado para fazer a votação. De acordo com a idade da turma: A professora a nota o nome da criança em cada quadrado, ou colar um post-it, ou cada criança pintar sua escolha.


2- Confeccionar o mascote  (ou usar urso de pelúcia) e apresentar para a turma. Na roda de conversa escolher um nome para o mascote.

3- Preparar o caderno coletivo na qual a família juntamente com a criança irá registrar os momentos com o mascote. Na folha vai conter: nome da criança, data, o espaço para registro em desenho e um campo de observação para família que quiser relatar algo por escrito.


Capa e contra capa (clique na imagem para ampliar e depois salvar - Tamanho A4)

  
Registro da votação feita em sala (colar no caderno também)

Miolo do caderno ( imprimir a quantidade de alunos - Tamanho A4 - clique na imagem para ampliar e depois salvar)

   


4- Toda segunda-feira e quarta-feira, é sorteada uma criança que levará o Mascote para passar dois dias em casa, para brincar e cuidar dele. No momento da roda fazem a socialização com o grupo, mostram o registro contando como foi a experiência de levar o Mascote para casa.

Relatam o que fizeram com o Mascote, do que brincaram e quais os cuidados que tiveram com ele.

5- Enviar o bilhete para os pais explicando sobre a atividade:

Olá família!

Na educação infantil procuramos desenvolver atividades que proponham um aprendizado mais dinâmico e descontraído, nas quais a criança é convidada a uma viagem em que ela tenha a oportunidade de explorar todo seu potencial em projetos que aliam conhecimento a brincadeira, tornando o momento de aprendizagem mais que especial!

No projeto Mascote, a cada semana, duas famílias da turma são escolhidas para levar o mascote da turma para dois dias em casa (Toda segunda-feira e quarta-feira) e o livro do mascote que deverá ser preenchido com nome da criança e desenhos para detalhar as aventuras deles com o mascote nesses dias incríveis! Será muito divertido!

Contamos com a colaboração de cada família pra o cuidado com o mascote e para devolução na data correta (Na segunda-feira devolver na quarta-feira e na quarta-feira devolver na sexta-feira)

Atenciosamente

Professora

 

Avaliação

A avaliação é feita durante o desenvolvimento da atividade, onde, através dos relatos das famílias, da observação de mudança de comportamento da criança, e análise se as metas estão ou não sendo atingidas.