Olá segue mais uma sugestão de projetos pra vocês.
MASCOTE DA TURMA
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS
(X
) O EU, O OUTRO E O NÓS.
(
X ) CORPO, GESTO E MOVIMENTO.
(X)
MUNDO SOCIAL E NATURAL INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E
PRESERVAÇÃO.
(
X ) TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.
( X
) ESCUTA, FALA, ESCRITA,
PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.
(
X ) ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADE, RELAÇÕES E
TRANSFORMAÇÕES.
SABERES E CONHECIMENTO
Atividades de cuidado e
solidariedade na interação com as crianças e adultos
Reciprocidade com o adulto,
colaboração e, gradualmente, participação voluntária nos cuidados cotidianos
(troca, banho, alimentação)
Exploração do ambiente pela
observação, ação e manipulação.
Exploração de objetos e
instigar a imaginação por meio de elementos simbólicos da fantasia infantil:
tecidos transformados em cabanas, castelos, rios, desenhos com giz, fitas,
cadeiras enfileiradas.
Participação em
atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções envolvendo
suas tradições culturais e de outros grupos.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
(EI02EF01.s) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus
desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02EF01a.d) Manifestar ideias, sentimentos e emoções em
distintas situações de interação, por meio de diferentes linguagens.
(EI02EO04.s) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando
compreendê-los e fazendo-se compreender.
(EI02ET01b.d) Ampliar suas experiências visuais,
auditivas, gustativas, táteis e olfativas.
(EI02TS02a.d) Ampliar as possibilidades de
exploração de repertório visual e auditivo na troca entre as crianças e a
identificação das suas produções e dos colegas.
(EI02EF06.s) Criar e contar histórias oralmente,
com base em imagens ou temas sugeridos.
(EI02EF06a.d) Contar, recontar, narrar e
representar histórias com apoio da brincadeira de faz de conta.
(EI02ET06b.d) Compreender a rotina por meio de
atividades que possibilitem o
entendimento das noções de agora/depois, ontem/hoje/amanhã.
(EI02ET07.s) Contar oralmente objetos, pessoas,
livros etc., em contextos diversos.
SEQUÊNCIA:
1 – Apresentar um mural com três imagens de animais para a turma escolher. Cada criança vai até o mural e escolhe (pode se colar uma foto da criança ou anotar o nome dela na sua escola). Depois coletivamente e oralmente contar a quantidade de votos e escolher o vencedor.
Clique na imagem para ampliar e salvar. Imprimir ampliado para fazer a votação. De acordo com a idade da turma: A professora a nota o nome da criança em cada quadrado, ou colar um post-it, ou cada criança pintar sua escolha.
2- Confeccionar o mascote (ou usar urso de pelúcia) e apresentar para a turma. Na
roda de conversa escolher um nome para o mascote.
3- Preparar o caderno coletivo na qual a família
juntamente com a criança irá registrar os momentos com o mascote. Na folha vai
conter: nome da criança, data, o espaço para registro em desenho e um campo de
observação para família que quiser relatar algo por escrito.
Capa e contra capa (clique na imagem para ampliar e depois salvar - Tamanho A4)
Miolo do caderno ( imprimir a quantidade de alunos - Tamanho A4 - clique na imagem para ampliar e depois salvar)
4- Toda segunda-feira e quarta-feira, é sorteada uma
criança que levará o Mascote para passar dois dias em casa, para brincar e
cuidar dele. No momento da roda fazem a socialização com o grupo, mostram o
registro contando como foi a experiência de levar o Mascote para casa.
Relatam o que fizeram com o Mascote, do que brincaram e
quais os cuidados que tiveram com ele.
5- Enviar o bilhete para os pais explicando sobre a
atividade:
Olá família!
Na educação infantil procuramos desenvolver atividades
que proponham um aprendizado mais dinâmico e descontraído, nas quais a criança
é convidada a uma viagem em que ela tenha a oportunidade de explorar todo seu
potencial em projetos que aliam conhecimento a brincadeira, tornando o momento
de aprendizagem mais que especial!
No projeto Mascote, a cada semana, duas famílias da turma são escolhidas para levar o mascote da turma para dois dias em casa (Toda segunda-feira e quarta-feira) e o livro do mascote que deverá ser preenchido com nome da criança e desenhos para detalhar as aventuras deles com o mascote nesses dias incríveis! Será muito divertido!
Contamos com a colaboração de cada família pra o
cuidado com o mascote e para devolução na data correta (Na segunda-feira
devolver na quarta-feira e na quarta-feira devolver na sexta-feira)
Atenciosamente
Professora
Avaliação
A avaliação é feita durante o desenvolvimento da
atividade, onde, através dos relatos das famílias, da observação de mudança de
comportamento da criança, e análise se as metas estão ou não sendo atingidas.