Sequência didática: O Menino maluquinho

 



Sequência didática: O MENINO MALUQUINHO

 

Justificativa:

O trabalho com personagens conhecidos na literatura torna a aula mais atrativa, dinâmica e próxima da realidade dos alunos. A escolha do livro O Menino Maluquinho se deve por ser uma leitura de fácil entendimento e divertida.

 

Objetivos:

·      Estimular a leitura;

·      Explorar a linguagem e escrita;

·      Conhecer Ziraldo, suas obras e personagens e especialmente a obra O Menino Maluquinho;

 

Material:

·                 Filme: O menino maluquinho.

·                 Livros: Tirinhas do Menino Maluquinho

·                 Livros e E-books de Ziraldo

·                 Diversos: Sulfite, lápis de cor, cartolina, jornal velho, etc...

 

Desenvolvimento

Aula 1

Apresentar uma panela. O que podemos brincar (fazer) com uma panela? Explorar a oralidade (inclusão: em Libras)

Assistir o Filme “O menino maluquinho”. Comentar o filme o que mais interessou. Preencher ficha sobre o filme.

No site http://www.ziraldo.com e http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/ apresentar o personagem em desenho e Conhecer Ziraldo.

 

Aula 2

Tirinha: O Colecionador. Leitura da história. Interpretação.



Atividade: O que podemos colecionar? Você tem uma coleção?

Trazer exemplos.

Começar com Álbum de figurinhas. (ou outra coleção)

Leitura do Livro: Um amor de família. Ficha do livro

 

Aula 3

Ler a tirinha: A surpresa da festa. Interpretação da tirinha



Atividade: Vamos organizar uma festa. (fazer uma lista)

Leitura do Livro: Os dez amigos. Ficha do livro

 

Aula 4

Ler a tirinha “Era uma vez....” e Interpretação da história

disponivel em: http://www.educacao.aruja.sp.gov.br/portal/img/arquivos_aula/25%20Anos%20do%20Menino%20Maluquinho.pdf (página 4)

Criar uma historia em quadrinho com o personagem Menino Maluquinho

Leitura do Livro: Cada um mora onde pode. Ficha do livro

 

Aula 5

Ler e interpretar a poesia a Pipa. A pipa, resgatando a brincadeira. Confecção de pipa com jornal.

 

Avaliação

Deve-se ficar atento ao envolvimento dos alunos no decorrer das atividades. Participação e interesse dos alunos durante todo o desenvolvimento do projeto e das atividades específicas.

 

Produto final

Criar um vídeo sobre o tema “O menino maluquinho”, com fotos do projeto e imagem. Utilizar o programa Move Maker