Sequência didática dia das mães

 



Sequência DIDÁTICA


DIAS DAS MÃES E 5 SENTIDOS


Livro: MAMÃE, CINCO SENTIDOS 

TENHO PARA TE AMAR....


Imprimir o livro frente e verso. Após a impressão dobrar aí meio. (arquivo a baixo da postagem em Pdf)


CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:

( X ) O EU, O OUTRO E O NÓS.

(   ) CORPO, GESTO E MOVIMENTO.

( X )  MUNDO SOCIAL E NATURAL INVESTIGAÇÃO, RELAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO.

( X )  TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.

( X )  ESCUTA, FALA, ESCRITA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.

( X )  ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADE, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.


Saberes e Conhecimentos:

Construção da sua identidade e reconhecimento do seu grupo familiar.

Construção gradativa da autonomia, percebendo-se cada vez mais independente do adulto na exploração do próprio corpo, dos objetos e do ambiente.

Exploração de objetos com diferentes atributos e usos sociais favorecendo a curiosidade, o encantamento, o questionamento frente ao mundo físico e social.

Interação e compreensão do mundo físico e social, interagindo com seres vivos e demais objetos.

Participação em experiências de fruição e apreciação de arte nas diferentes manifestações desenvolvendo a sensibilidade com o que vê, escuta, sente e experimenta.

Exploração e descobertas das propriedades dos objetos a respeito da forma, tamanho, peso, comprimento, textura, posição no espaço e sonoridade.


Objetivos: Educação infantil

(EI02EO02a.d) Conhecer sua identidade (nome, história de vida, grupo familiar e características).

(EI02EO02b.d) Explorar o próprio corpo percebendo suas possibilidades e limites. 

(EI02ET04a.d) Explorar com o corpo e os sentidos os espaços e seus elementos.

(CG.EI02ET01b.d) Ampliar suas experiências visuais, auditivas, gustativas, táteis e olfativas

(EI02TS01.s) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

(EI02ET01.s) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).



TATO

Atividade: carimbo das mãos

Frase: “COM MINHAS MÃOZINHAS POSSO TE ABRAÇAR E TE DAR MUITO CARINHO”

Experiências: Caixas de sensações

- Dentro da caixa coloque os materiais de diversas texturas, como: lixa, tecido, algodão, pedra, isopor, escova, borracha, etc.

- Com as crianças dispostas em roda, passe a caixa e peça que uma por vez coloque a mão e selecione um objeto para tocar, oriente-a a sentir como este é.


OLFATO

Atividade: desenho perfume

Frase: “COM MEU NARIZ POSSO SENTIR SEU CHEIRINHO... NÃO HÁ NADA MELHOR QUE ESTAR PERTO DE VOCÊ, MAMÃE”

Experiências: Brincar de sentir cheiros diversos.



VISÃO

Atividade: Fotos dos olhos da criança

Frase: “COM MEUS OLHINHOS POSSO TE VER... BASTA UM OLHAR PARA EXPRESSAR TODO MEU AMOR POR VOCÊ!”

Experiências: Uma lupa; Diferentes figuras, das quais podem ser utilizadas obras de artes


PALADAR

Atividade: Fotos da boca da criança

Frase: “COM A MINHA BOCA POSO TE DAR DOCES BEIJINHOS.”

Experiências: Frutas para experimentar.



AUDIÇÃO

Atividade: Foto da mamãe

Frase: “COM MEUS OUVIDOS POSSO OUVIR SUA VOZ, QUE PRA MIM É INCONFUNDÍVEL.”

Experiências:  Quem sou eu? Adivinhar os sons.



BAIXE O LIVRO AQUI