Série os Animais da Bíblia - Aula 3 Bicho fala?

Aula 3 Bicho Fala? Balaão



Base Bíblica – Números 22-24.


Objetivo da Lição: Ao final da aula a criança deverá: Entende que precisa prestar atenção quando Deus fala; Saber que adoramos a Deus quando Lhe obedecemos; Sentir-se pronto a ouvir a voz de Deus; Responder pedindo a Deus que a ajude a ouvir e obedecer.

Versículo Bíblico: Se alguém Me ama, obedecerá à Minha Palavra.” (João 14:23) 

Sugestão: Escrever o versículo dentro de um coração feito de cartolina ou colo set


Clique em LEIA MAIS para continuar lendo >>>>>>>>>>>>>>>>>>>.


Louvor sugerido:







Hora da história
Imagem jumenta
Fonte: http://bibleclasscreations.blogspot.com.br/2014/07/balaams-talking-donkey-craft.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+BibleClassCreations+(Bible+Class+Creations)





Animal fala? Cachorro fala? Gato fala? Elefante fala? E minhoca fala? Papagaio fala? Não, Papagaio não fala, ele apenas repete os sons. Mas hoje vamos lembrar a historia de um animal que falou e quando falou, deu uma “repreensão” num homem.
Bem a jumenta da nossa historia pertencia a Balaão. Era um animal forte, como todos os jumentos o são e, alem disso, era muito trabalhador. Ele carregava coisas para o seu dono, quando esse precisava de ajuda. Ele também o transportava de um lugar para o outro, pois era o único meio de transporte de Balaão, seu dono.
Mas um dia aconteceu algo muito estranho.
O rei dos moabitas enviou alguns mensageiros a Balaão para lhe pedir que os acompanhasse para amaldiçoar, ofender xingar e enviar pragas contra o povo de Deus.
Claro que Balaão se recusou por completo a ir! Como poderia ofender, amaldiçoar em nome de Deus, o próprio povo de Deus!?
Porém, dias depois, o rei dos moabitas mandou novos mensageiros e estes disseram a Balaão que se ele fosse, ganharia um grande tesouro.
Ganhar dinheiro? Balaão bem que gostaria!
Aliás, existe tanta gente que faz qualquer coisa por dinheiro!
E Balaão pensou, e finalmente combinou com eles: Vou orar a Deus e se Ele deixar,  eu irei com vocês amanhã cedo”. Mas Deus continuava dizendo: “Não vá”. De manhã cedo, os moabitas já tinham voltado para suas casas, sem Balaão.
Balaão pensou: “Não posso perder essa grande oportunidade de me tornar rico.” E então, ele pegou a sua Jumenta e partiu atrás dos mensageiros do rei de Moabe.
Vocês acham que Deus ficou feliz com a desobediência de Balaão? Claro que não! Por isso, enquanto Balaão seguia pensando em quanto dinheiro iria receber. De repente, a Jumenta saiu do caminho e correu para o campo. Balaão ficou tão bravo que pegou um pedaço de pau e lhe bateu com muita força.
O animalzinho continuou andando, mas de repente ela se encolheu contra um muro e apertou a perna de Balaão, que gritando muito irado, começou novamente a bater nela.
Então, a jumenta andou poucos passos e como no lugar onde ela estava na dava para fugir, empacou, e deitou no caminho. Balaão, sem entender o que estava acontecendo, desceu do seu lombo e passou a bater nela outra vez.
Então amiguinhos, aconteceu algo fantástico! A nossa jumenta falou! Ela disse: “por que você esta batendo em mim já pela terceira vez?”
Apesar de animal não falar, Balaão estava tão bravo, mas tão bravo que nem percebeu isso e começou a discutir com a jumenta. Então, Deus teve que fazer mais um milagre: abrir os olhos de Balaão.
E sabem o que ele viu? Um anjo com uma espada na mão. Ele percebeu que Deus estava fazendo todo o possível para ajudá-lo obedecer.
Crianças, hoje com certeza, se vocês desobedecerem, seu cachorro ou gato não irão falar, e vocês não irão ver o seu anjo entristecido. Mas saibam que Deus ainda quer ajudá-los a não pecar. Portanto, quando vocês estiverem para desobedecer, orem e Deus enviará ajuda, para que vocês possam vencer a tentação.

Sugestão de atividades







Hora de brincar


Colocando o rabo na jumenta
Essa é bem divertida, pega-se alguns integrantes das equipes. Num cartaz com o desenho de um Burro sem rabo, coloca-se na frente da plateia, outro com olhos vendados, e com o rabo do Burrinho em mãos, deve-se ir andando e colocar o rabo no Burro, ganha-se aquele que conseguir colocar o rabo no lugar certo ou ao menos chegar mais perto.
Mestre mandou!

Sugestão de lembrancinha
Dobradura marca página





CURIOSIDADE:

Qual a diferença entre jumento, mula, burro, jegue e asno?


Jumento, asno e jegue, são nomes regionais diferentes dados para exatamente o mesmo animal: o Equus asinus, uma espécie de "parente" do cavalo. O jumento é famoso por sua grande resistência e pode ser encontrado em praticamente todo o planeta, exceto em regiões mais frias. Desde o início das civilizações, ele vem sendo usado como animal de carga, sela e tração, sendo muito útil para trabalhos pesados no campo. Em média, tem 1,30 metro de altura e chega a pesar 400 quilos. Mula e burro, por sua vez, são um outro animal, formado a partir do cruzamento entre um jumento e uma égua. Quando o filhote desse acasalamento é uma fêmea, ela é chamada de mula; quando nasce um macho, ele é popularmente chamado de burro. Independentemente do sexo, esse animal é fisicamente mais parecido com a mãe, ou seja, uma égua, mas consegue herdar do jumento a força e a resistência. Graças a seu formidável equilíbrio, a mula (ou burro) consegue andar por caminhos íngremes nas montanhas, sendo muito útil como animal de carga. "Os burros e as mulas têm como característica principal a forte ‘personalidade’. São animais que exigem muita perseverança e um trabalho específico para serem domados", afirma o veterinário Alexandre Gobesso, da Universidade de São Paulo (USP).