Plano de Aula 7 - rei mau e rei bom

Referencia Bíblica: 1 Reis 16:29-35; 21, 2 Cr 17:20

Oração inicial

Versículo Chave

"Deus é sábio e poderoso". Jó 12:13

Mostrar o cartaz e explicar o versículo. Usar jogo dos Cartões de versículo.

Clique AQUI para conferir os cartões de versículo




Sugestão de louvor:

- Leia a Bíblia e faça oração


- Cuidado olhinho o que vê


- Faça o melhor pra Deus



Brincadeira

Faça dois caminhos, com giz ou papel, no chão da sua sala de aula ou do salão social de sua igreja; um caminho deve ser largo e reto, o outro bem estreito (quase uma linha) e tortuoso. Brinque com as crianças de passar sobre um e outro caminho. As crianças passarão facilmente pelo caminho largo e terão dificuldades no caminho estreito.

Vocês perceberam a facilidade que tiveram em passar pelo caminho largo e a dificuldade em passar pelo estreito, sem desequilibrar e sair caminho? Fazer o que é certo, às vezes é tão difícil como caminhar pelo caminho estreito, mas quando estamos fazendo o que é certo, podem ter certeza de que não estamos sozinhos – Jesus está conosco! Às vezes, é mais fácil fazer o errado do que o certo, porém é o caminho certo que leva as coisas melhores. O caminho errado leva à tristeza e ao choro.

Historia

Recurso: Fazer o reis Acabe e Josafá com rolinho de papel higiênico




Vocês se lembram que foi o primeiro rei de Israel? Foi Saul, um rei que muitas vezes preferiu fazer o que era mal, seguindo um caminho errado. E o segundo rei, quem foi? Davi foi o segundo rei de Israel e escolheu obedecer a Deus, seguindo o bom caminho. Depois de Davi, seu filho Salomão ficou no seu lugar. Era um rei sábio e muito rico. Depois que Salomão morreu, o povo de Deus começou a brigar entre si. Dividiu-se em duas nações: ISRAEL e JUDÁ. Cada nação ficou com um rei diferente. Hoje, vamos conhecer um rei mau e um rei bom.

1- Rei mau – caminho mau.

ACABE foi rei de Israel, e era muito mau, pior do que qualquer outro rei.
Desobedecendo às leis de Deus, casou-se com uma mulher de um lugar onde adoravam outros deuses feitos de pedra, madeira e até ouro. Por causa do mal exemplo do rei e da rainha, muitos em Israel também passaram a adorar outros deuses no lugar do único Deus Criador dos céus e da terra.
Acabe e sua esposa construíram igrejas onde adoravam deuses falsos; perseguiam e mataram vários profetas de Deus. Eram tão maus que um dia mataram um homem bom, só para ficar com o seu terreno. Já pensaram? Que coisa feia?

2- Rei bom – caminho bom.

JOSAFÁ foi rei de Judá e escolheu andar no caminho do Senhor, obedecendo a Sal Palavra. Ele mandou algumas pessoas ensinarem a Bíblia ao povo das cidades do seu reino. Assim, todos podiam conhecer as leis de Deus e andar nos Seus caminhos.
Certa vez, um exército poderoso estava para atacar Judá. Josafá sentiu medo e começou a orar. Chamou todo o povo para buscar ao Senhor: homens, mulheres, crianças, velhos, todos oraram pedindo socorro a Deus. Logo Deus deu a resposta através de um profeta. Deus disse: Não se assustem, não fiquem com medo desse enorme exército... Amanhã vocês devem ir ao encontro do inimigo... Vocês não precisam lutar...Eu estarei com vocês”. Depois disso todos adoraram ao Senhor, agradecendo pela resposta.
No dia seguinte, Josafá chamou alguns cantores para irem à frente do exército de Judá, cantando músicas de louvores a Deus, quando começaram a cantar, houve uma grande confusão no exército inimigo e eles começaram a brigar entre si. Quando Josafá e seu exército chegaram lá, os inimigos estavam mortos.
Josafá e todo o povo ficaram muitos contentes, porque Deus venceu a batalha, sem eles precisarem lutar, então pegaram vários instrumentos musicais e foram adorar a Deus no templo, em Jerusalém.

Acabe andou no caminho do mal e teve um final muito triste. Josafá andou no caminho do bem e Deus lhe deu vitória.



Atividade


Atividade 1
Faça o rostinho feliz ou triste conforme a imagem e depois colorir.



Atividade 2
Labirinto



Atividade 3
Como ter um coração leal a Deus? Recortar e colar no coração.




Plano de Frequência: Pintar a coroa 7 - Confira AQUI





0