COMO EU ME SINTO
Auto-estima é o sentimento que cada pessoa tem por si mesma
e pelo seu eu interior.
Ela sofre variações diárias. Quando estamos bem, então a
auto-estima fica em alta. Quando estamos mal, com uma grande sensação de
descontentamento interior, a auto estima fica em baixa.
Isso tem a ver com a forma que cada um trabalha os seus
sentimentos, valorizando mais os momentos agradáveis ou, infelizmente,
ampliando os desagradáveis.
A auto-estima é dinâmica e perceptível a partir da
compreensão do sentimento de identidade, das valorizações e de entender o plano
Deus na vida de cada pessoa.
Cultivar e promover a alegria
do Senhor Jesus, saber usar como uma poderosa fonte de poder espiritual, e
assim melhorar a auto-estima, e para isso precisamos estar na ‘rocha’.
DINAMICA: EU ME
GOSTO
Objetivo: Incentivar os adolescentes a refletirem sobre sua
auto-estima.
Baseado em: Provérbios 17.22, Neemias 8.10
O que você irá
precisar: Folhas de papel sulfite, conjunto
de folhas coloridas (vermelho, azul, branco), caneta, cola.
O que você deverá
fazer:
1.
O facilitador entregará
meia folha de papel sulfite para cada participante e solicita que escreva uma
situação extremamente positiva que tem acontecido com ele ultimamente.
2.
No verso da folha, o
participante deverá escrever uma situação difícil que tenha causado sentimentos
negativos. (não precisa colocar nome)
3.
O facilitados recolherá
todas as folhas dos participantes e as guardará consigo.
4.
O facilitador
distribuirá o conjunto de folhas coloridas com o seguinte código:
·
Vermelho: muito
chateado
·
Azul: mais ou menos
chateado
·
Branco: não me chateia
5.
O facilitador explicará
que lerá algumas situações que podem ocorrer com qualquer um deles.
6.
Á medida que o
facilitador for lendo uma frase, cada participante deverá arrancar um pedaço da
folha colorida, de acordo com o código. O facilitador dá um exemplo: lerá uma
frase e rasgara um pedaço de sua folha de papel, de acordo com o que ele sente
diante daquela situação.
7.
O facilitador lerá as
situações que julgar adequadas, escritas pelos adolescentes.
8.
Em seguida, solicitará
os participantes a colarem ou montarem um quebra-cabeça com os pedaços de papel
recortados, a cor vermelha de um lado, a cor azul no meio e cor branca do outro
lado.
Pontos para
discussão:
a)
Identificar situações
que incomodam
b)
Que cores aparecem
mais?