Armadura de Deus: Planos de aula

Culto Infantil

 

A ARMADURA DE DEUS

Textos adicionais: Efésios 6: 10-17

 

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do inimigo." - Efésios 6.11

 

 

1.     Oração Inicial

 

2.     DEVOCIONAL

 

- LOUVOR:

Soldado do Rei - do CD Crianças Diante do Trono 1

- Louvor livre

 

- Oportunidades: Crianças que gostariam de orar, cantar, dançar ler a bíblia etc...

 

- Receber os visitantes

 

3.     Versículo chave:

‘SOMOS SOLDADOS DE JESUS CRISTO” 2 TIMÓTEO 2:3

Sugestão brincar de soldado

 

4.     História

(sugestão de visual: bonecos de rolo de papel higiene, recorte de revista meninos ou usar as crianças para ilustrar a história)

 

Era uma vez um menino chamado Paulinho, ele tinha 10 anos. E era um menino muito esperto e curioso.

Paulinho era aluno da EBD de sua igreja e não perdia nenhum culto.

Ele gostava muito de estudar as grandes historias da bíblia. E tinha alguns personagens que ele gostava muito como Davi, Sansão, Gideão entre outros.

Certa vez ele estava na escola junto com seu amigo Gustavo, eles brincavam e conversavam quando chegou perto deles um menino mais velho que eles, e que tinha fama de brigão, na escola.

As outras crianças chamavam esse menino de Caco.

Caco se aproximou de Paulinho e Gustavo e começou a insulta-los. Ele queria arrumar briga com eles.

Gustavo ficou com muito medo, mais revidava as provocações de Caco, e isso deixava Caco mais ainda nervoso.

Paulinho tentava acalmar seu amigo Gustavo, dizendo que brigar não ia adiantar nada. E também pedia ao Caco que fosse embora porque eles não iam brigar com ele. Quase que Gustavo e Caco brigam de verdade, quando chegou a diretora e colocou ordem naquela situação.
Na hora de ir embora para casa, Gustavo e Paulinho foram conversando sobre o que havia acontecido.

Gustavo queria saber como é que Paulinho ficou tão calmo naquela situação, com aquele menino tão brigão.

Foi então que Paulinho começou a contar para Gustavo sobre as historias da bíblia.
E Paulinho contou sobre a armadura de Deus.

- Sabe Gustavo eu fiquei calmo porque estou revestido com a armadura de Deus.

- Armadura de Deus? perguntou Gustavo.

Então Paulinho começou a lhe explicar:

- É Gustavo, nós quando temos Jesus no nosso coração, não ficamos com medo a toa não, a bíblia, no livro de efésios, nos ensina que podemos nos revestir com a armadura de Deus. E estaremos prontos para enfrentar todas as situações difíceis que aparecerem.

- E como é essa armadura? perguntou Gustavo

- Ah! ela é muito especial, ela é invisível, só sabemos que estamos com ela quando confiamos em Deus. E ela é completinha tem cinturão, tem couraça, tem sapato próprio, tem escudo, tem escudo, tem capacete e até espada.

Gustavo ficou encantado com tudo que ouvia e ia pelo caminho perguntando muitas coisas sobre a armadura e Paulinho muito feliz ia explicando tudo pra seu amigo.
Então Gustavo ficou tão entusiasmado que perguntou:

- Nossa Paulinho, que da hora essa armadura, cara. Eu também quero vestir, como eu faço?

Paulinho respondeu:

- Que legal Gustavo, então faz assim, domingo eu te pego na sua casa pra te levar no culto, e ai se você quiser aceitar Jesus no seu coração, você vai poder orar e dizer a Deus que você também quer ser revestido com a Armadura De Deus.
Gustavo muito feliz respondeu:

- Demais!!! Agora quero ver aquele Caco vir me provocar.

- É isso ai !! disse Paulinho.

E os dois amigos continuaram seu caminho rindo muito.

 

 

Existem roupas para protegerem as pessoas da cabeça aos pés. Umas no inverno, ou para esportes, para astronautas, bombeiros e mergulhadores, foram criadas para proteger e salvar a vida das pessoas, na água, no fogo, no espaço, na guerra ou nas aventuras esportivas. Por isso é importante usar cada uma delas com segurança.

Deus criou uma roupa especial para proteger a vida de seus filhos, ela é invisível é a armadura de Deus, imagine a figura de um saldado romano. Leia Efésios 6.10, 11 e 13

Deus quer que você e eu sejamos vencedores na luta contra o inimigo, por isso Deus quer que nós usemos essa armadura, cada dia, para ficarmos fortes e resistirmos aos ataques do inimigo.

Para que sejamos mais que vencedores, nos próximos cultos, vamos aprender como é a armadura de Deus e como usá-la.

 

 

ORAÇÃO: QUE CADA CRIANÇA SE REVISTA DA ARMADURA DE DEUS

COLAR O MENINO NA PAREDE

 

 



  ARMADURA DE DEUS

Couraça da Justiça

Textos adicionais: Efésios 6: 10-17

 

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do inimigo." - Efésios 6.11

 

 

1.     Oração Inicial

 

2.     DEVOCIONAL

 

- LOUVOR:

Soldado do Rei - do CD Crianças Diante do Trono 1

- Louvor livre

 

- Oportunidades: Crianças que gostariam de orar, cantar, dançar ler a bíblia etc...

 

- Receber os visitantes

 

3.     Versículo chave:

“SOMOS SOLDADOS DE JESUS CRISTO” 2 TIMÓTEO 2:3

Sugestão brincar de soldado

 

4.     História

 

Couraça da Justiça

 

Apesar da palavra couraça, vir de couro, como era feita a roupa dos soldados romanos, a nossa couraça é da justiça. O que nos justifica? O sangue de Jesus. A nossa couraça é feita de sangue, o sangue de Jesus.

 

A Couraça da Justiça

Somente a justiça seguirás, para que vivas e possuas como herança a terra que O Senhor Deus te dá Deuteronômio 16:20

 

A outra arma que o Senhor preparou para nós é a couraça da justiça.

Você sabe o que é uma couraça? O dicionário diz que é uma armadura para revestir o peito, um revestimento forte que serve como proteção, é uma blindagem. Lembra da tartaruga, com aquela carapaça? Aquilo é a sua couraça. Quando ela se vê em perigo, recolhe a cabeça e as perninhas para dentro da sua armadura e assim fica segura. Ou até, podemos assemelhar a couraça ao que muitas pessoas estão mandando fazer em seus carros: blindar. Isto é, uma proteção especial nos vidros e em todo o carro para torná-lo resistente a balas ou a outros ataques que possam ocorrer. Entendeu o que é uma couraça? Ok!

E agora, o que é justiça? É algo que está em conformidade com o direito; é a virtude de dar a cada um aquilo que lhe pertence de direito; é agir dentro da legalidade, da forma correta diante da lei.

Muito bem! Vamos agora compreender o que é estar vestido com a couraça da justiça. Se justiça é tudo o que é correto, justo, certo, e couraça é um revestimento que serve para a nossa proteção, o Senhor nos ensina que, se agirmos, em tudo, de maneira correta, de forma justa, sem agredir ou prejudicar ninguém, obedecendo aos mandamentos do Senhor, estaremos protegidos do inimigo, pois ele não terá argumentos contra nós, isto é, ele não terá nada de que possa nos acusar, entendeu?

Andar em justiça diante de Deus é não viver em idolatria (Lembre-se que o primeiro lugar das nossas vidas deve ser sempre do Senhor); é saber respeitar os direitos dos outros, sem fazer acepção de pessoas; é dar a cada um o que lhe é de direito: comprou, pague; emprestou, devolva; errou, peça perdão; é respeitar as autoridades. Em resumo, é obedecer aos princípios da Palavra de Deus.

 

ORAÇÃO: QUE CADA CRIANÇA SE REVISTA COM a couraça da justiça

 

COLAR NO MENINO a couraça














Culto Infantil

 

A ARMADURA DE DEUS

Escudo da fé

Textos adicionais: Efésios 6: 10-17

 

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do inimigo." - Efésios 6.11

 

 

1.     Oração Inicial

 

2.     DEVOCIONAL

 

- LOUVOR:

Soldado do Rei - do CD Crianças Diante do Trono 1

- Louvor livre

 

- Oportunidades: Crianças que gostariam de orar, cantar, dançar ler a bíblia etc...

 

- Receber os visitantes

 

3.     Versículo chave:

“SOMOS SOLDADOS DE JESUS CRISTO” 2 TIMÓTEO 2:3

Sugestão brincar de soldado

 

4.     História

O soldado romano normalmente usava um escudo redondo no braço esquerdo para se proteger das setas do inimigo. Quando alguma seta passava, tocava na couraça e não penetrava. Da mesma forma temos um Escudo que é o da Fé, para apagar os dardos inflamados do maligno. Quando chegar uma seta de enfermidade levante o escudo da fé, e diga “Conforme Isaias 53: 4 e 5 – Jesus Cristo levou sobre Ele todas as minhas dores e enfermidades e pelas suas pisaduras eu fui sarado”.

 

Quando o maligno enviar uma seta de cansaço e desânimo, levante o escudo da fé, e diga: “Conforme Isaías 40:31 – O Senhor renova as forças daqueles que confiam nele”, etc, etc.

Sem fé, é impossível agradar a Deus Hebreus 11:6

: “ e tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.” Efésios 6:16

Nosso escudo não é um escudo qualquer, feito de aço, ferro ou qualquer um outro elemento físico. A matéria-prima do nosso escudo chama-se FÉ. Garanto que você já viu muitos tipos de escudos nos desenhos, filmes, revistas em quadrinhos, mas nenhum deles é feito de fé. E o que é fé?

Segundo o dicionário, é convicção, crédito na existência de um fato. A Bíblia nos dá um outro conceito sobre fé. Em Hebreus 11:1 a Palavra diz que: A Fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção dos fatos que não se vêem.

Vamos compreender, então, qual á a base do nosso escudo. É crer, é ter certeza e convicção firmes em Deus e nas Suas promessas, mesmo que nossos olhos físicos ainda não estejam vendo. Mas, como vamos utilizar, na prática, uma arma que não vemos? Como vamos nos defender do inimigo se a nossa defesa é invisível? Um dia os discípulos de Jesus lhe pediram: Aumenta a nossa fé (Lucas 17:6). É realmente difícil lutar com algo que não podemos ver ou tocar, mas esse é o desafio: crer mesmo sem ver.

Lembre-se que a nossa luta não é contra carne ou sangue, mas contra principados e potestades, contra as forças espirituais da maldade e elas atuam nas regiões celestes (Efésios 6:13). Então, nossas armas também devem ser espirituais.

Eis o segredo: se tivermos fé, creremos que Deus existe, que a Sua Palavra é verdadeira e se cumpre em nossas vidas. Então, Ele nos presenteará com Seu amor, misericórdia, cuidado, segurança, e tomará as nossas causas, guerreando por nós e em tudo seremos muito mais que vencedores. Por quê? Porque tudo é possível ao que crê (Marcos 9:23).

 

ORAÇÃO: QUE CADA CRIANÇA SE REVISTA COM O ESCUDO DA FÉ

 

COLAR NO MENINO O ESCUDO

 

Atividade

Desenhe aquilo que você tem mais medo.














Culto Infantil

 

A ARMADURA DE DEUS

Espada do Espirito

Textos adicionais: Efésios 6: 10-17

 

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do inimigo." - Efésios 6.11

 

 

1.     Oração Inicial

 

2.     DEVOCIONAL

 

- LOUVOR:

Soldado do Rei - do CD Crianças Diante do Trono 1

- Louvor livre

 

- Oportunidades: Crianças que gostariam de orar, cantar, dançar ler a bíblia etc...

 

- Receber os visitantes

 

3.     Versículo chave:

“SOMOS SOLDADOS DE JESUS CRISTO” 2 TIMÓTEO 2:3

Sugestão brincar de soldado

 

4.     História

A Espada do Espírito

 

É a palavra de Deus. Use-a como espada. Está escrito “Apocalipse 20:10  – E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta. De dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” Jesus ao enfrentar o diabo no deserto, ( vide Lucas 4: 1 a 13) usou como arma a espada : “ESTÁ ESCRITO”.

 

Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti Salmos 119:11

 

 “ ... e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” Ef 6:17

A Palavra de Deus é a arma mais poderosa do Universo: a espada do Espírito. É isso mesmo! Não se espante.

Em primeiro lugar, precisamos conhecê-la. Um soldado, antes de aprender a atirar, deve primeiro conhecer a arma que vai usar. Para isso, o instrutor o ensina a montar e desmontar, a conhecer cada peça, como funciona, para que está ali e o que pode acontecer se ela falhar. Há muitas pessoas andando com Bíblia embaixo do braço, dentro do carro, guardando na estante, carregando na bolsa ou deixando aberta em cima da mesa (geralmente o Salmo 91), como se fosse um amuleto da sorte. Mas nem sequer abrem a Bíblia para lerem de vez em quando. Para conhecer a Palavra, é preciso ler, estudar, meditar diariamente. Salmo 1 diz que o homem que medita nessa Palavra dia e noite é bem-aventurado.

Depois é preciso aprender a usá-la. É isso mesmo! Lembra quando Jesus estava no deserto e foi tentado por satanás? Em Mateus 4:1-11 encontramos Jesus no deserto, em jejum de 40 dias, quando satanás aparece para tentá-lo. 3 vezes satanás usou contra Jesus as suas armas e 3 vezes Jesus o venceu com o poder da palavra: Está escrito. O que Deus escreveu ninguém pode mudar e o inimigo sabe disso. Ele sabe que quando a espada do Espírito é liberada pela nossa boca ele não tem mais chance para nos vencer. E você? Sabe disso? Sabe que a sua boca é a maior arma contra o inferno quando se abre para declarar a Palavra? Pois se você não sabe, o diabo sabe, por isso procura sempre meios de fazer com que você não leia a Bíblia, ache chato, sem graça. E ás vezes, até os pais colaboram quando fazem da leitura da Palavra um castigo: Você está muito desobediente! Não vai ver televisão. Já para o quarto, de castigo, ler a Bíblia. Que desperdício! Quanta munição jogada fora!

 

 

ORAÇÃO: QUE CADA CRIANÇA SE REVISTA COM a espada do Espírito

 

COLAR NO MENINO A espada







Culto Infantil

 

A ARMADURA DE DEUS

O cinto da verdade

Textos adicionais: Efésios 6: 10-17

 

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do inimigo." - Efésios 6.11

 

 

1.     Oração Inicial

 

2.     DEVOCIONAL

 

- LOUVOR:

Soldado do Rei - do CD Crianças Diante do Trono 1

- Louvor livre

 

- Oportunidades: Crianças que gostariam de orar, cantar, dançar ler a bíblia etc...

 

- Receber os visitantes

 

3.     Versículo chave:

“SOMOS SOLDADOS DE JESUS CRISTO” 2 TIMÓTEO 2:3

Sugestão brincar de soldado

 

4.     História

 

Efésios 6.11,14

Nesse versículo a ordem é para vestir toda a armadura de Deus. E quando Deus dá uma ordem, quer que seus filhos obedeçam, pois é para o bem deles.

Hoje vamos conhecer a primeira peça da armadura de Deus, que nos mantém firmes contra as armadilhas do inimigo.

O soldado romano usava um cinto, além de prender e segurar outras partes da armadura, esse cinto firmava o corpo do soldado dando-lhe segurança.

O cinto da verdade protege a vida dos que crêem em Jesus, Ele é a verdade, João 14.6, por isso devemos pedir a Ele, em oração, que nos ajude a falarmos sempre a verdade Efésios 4.25.

 

Então como vamos usar essa arma?

 

O texto diz: Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade (Efésios 6:14 a). Cingir quer dizer rodear, cercar, envolver em torno. Isso quer dizer que devemos estar rodeados pela verdade, envolvidos na verdade, cercados pela verdade. E a verdade é Jesus (João 14:6) e só através d'Ele vamos a Deus. A mentira não pode fazer parte da nossa vida, pois se permitirmos que as “brincadeirinhas”, as “mentirinhas” mesmo que parecem tão pequenas ou insignificantes, tipo: Primeiro de abril!, ou aquelas que costumamos chamar de mentirinha branca: Diz que não estou! E coisas desse tipo, tornamo-nos tão mentirosos como o próprio diabo. Se fizermos o que ele faz, como lutaremos contra ele? Ou por quê?

 

 

ORAÇÃO: QUE CADA CRIANÇA SE REVISTA COM O CINTO DA VERDADE

COLAR NO MENINO O CINTO DA VERDADE

 

Atividade

Falso ou verdade


 ____ Deus conhece cada um de nós

 

________ Jesus só ama pessoas que nunca comete erros

 

________ Jesus me ama

 

 

________ Deus quer que eu use a Armadura Dele