sábado, 7 de janeiro de 2017

Série os Animais da Bíblia Aula 7 Uma lagarta comilona

Aula 7 Uma lagarta comilona

Base bíblica: Jonas capítulos 3 e 4

Versículo bíblico: EIS QUE OBEDECER É MELHOR DO QUE O SACRIFICAR...1 SAMUEL 15;22






Fonte: http://evangelizenossascriancas.blogspot.com.br/2015/01/modelos-de-versiculos.html?m=1




Louvor:






Hora da história:


Você já viu uma lagarta? Muita gente chama esse animal de verme, mas uma lagarta é muito maior que um verme, podendo chegar até 10 cm. de cumprimento.
A lagarta tem três pares de patas e pelinhos por todo o corpo. Ela morra entre as plantas por que se alimenta delas. A lagarta quando nova, geralmente é negra e caminha sempre do tronco para as extremidades dos galhos em busca de seu alimento que são as folhas.
Quando fica mais velha, sua cor é castanho escuro e, inclusive pode ser confundida com os galhos da árvore, por ser da mesma cor que eles. Quando uma lagarta enxerga uma arvore, começa a devorá-la de baixo para cima, até a última folhinha.

A história de hoje fala de uma linda lagarta. Se vocês desejarem, podemos contar-lhe um nome.
Um dia a lagarta “................” encontrou uma linda aboboreira, cheinha de folhas grandes e largas.
Como toda lagarta, ela estava com muito apetite. Que bom seria para ela comer essas folhas suculentas! Por isso, aproximou-se do caule e começou a comer. Comeu, comeu e comeu. Comeu todo o caule e depois, cada uma das folhas da aboboreira.
Fonte: http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/2015/03/dinamica-para-o-hino-segue-o-profeta.html?spref=pi



Porém, aquela aboboreira tinha dono. O dono era Jonas, que estava muito aborrecido.
Jonas estava bravo... furioso! Porque o sol estava batendo na sua cabeça e, como sua aboboreira tinha sido destruída, ele não podia se proteger do sol.
Na semana passada ouvimos a história de Jonas, lembram?
Jonas havia se abrigado ali debaixo da aboboreira, depois de haver cumprido a ordem de Deus, de pregar aos habitantes de Nínive. Ele não cria que isso poderia suceder, então ficou esperando que Deus destruísse a cidade. Isto não aconteceu, pois os ninivitas creram na mensagem do profeta. Jonas esperou e esperou, mas de forma confortável, por que estava protegido do sol pela aboboreira. Porem, da noite para o dia, esta se secou e Jonas muito se aborreceu...
Assim, Deus falou: - Jonas por que você está tão bravo pela aboboreira? Não foi você quem a plantou, nem quem a fez crescer. Por outro lado, Eu criei cada um dos moradores da cidade de Ninive e tenho cuidado de cada um deles, assim como cuido de você; Por isso Eu os amo, assim como amo você. Mas você, que nem os conhece e quer que eu os destrua?”
Jonas deve ter ficado envergonhado por ser mal, invejoso e tão egoísta.
E quanto à lagarta, esta foi usada para ajudar a Deus a ensinar uma lição a um profeta mal-humorado. Deus pode até mesmo usar um animalzinho como uma lagarta para nos ensinar uma grande lição. Devemos sempre estar atentos.

 Hora da atividade:





Hora de brincar:

* Mestre mandou

Dinâmica: De quem será o presente?
Material: 1 Presente (pode ser bombons com mensagens, ou outra lembrancinha, mas que tenha uma para cada pessoa. Deve estar em uma caixa bonita de presente, que desperte a curiosidade de todos).
Desenvolvimento: Pensar em pessoas que sejam organizadas, felizes, meigas, extrovertidas, corajosa, inteligente, simpáticas, dinâmicas, solidárias, alegres, elegantes, bonitas, transmite paz (Se quiser pode acrescentar mais algum, de acordo com o grupo). Comece fazendo o sorteio entre todos os participantes, sorteando uma pessoa. Parabéns!! Você tem muita sorte, foi sorteado com este presente. Ele simboliza a compreensão, a confraternização e a amizade que temos e ampliaremos. Mas o presente não será seu. Observe os amigos e aquele que considera mais organizado será o ganhador dele.
2. A organização é algo de grande valor e você é possuidor desta virtude, irá levantar-se para entregar este presente ao amigo que você achar mais feliz.
3. Você é feliz, construa sempre a sua felicidade em bases sólidas. A felicidade não depende dos outros, mas de todos nós mesmos, mas o presente ainda não será seu. Entregue-o para uma pessoa que na sua opinião é muito meiga.
4. A meiguice é algo muito raro, e você a possui, parabéns. mas o presente ainda não será seu. E você com jeito amigo não vai fazer questão de entregá-lo a quem você acha mais extrovertida.
5. Por ter este jeito tão extrovertido é que você está sendo escolhido para receber este presente, mas infelizmente ele é seu, passe-o para quem você considera muito corajoso.
6. Você foi contemplada com este presente, e agora demonstrando a virtude da coragem pela qual você foi escolhida para recebe-lo, entregue-o para quem você acha mais inteligente.
7. A inteligência nos foi dada por Deus, parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitos de nossos irmãos são inteligentes, mas a sociedade muitas vezes os impede que desenvolvam sua inteligência. Agora passe o presente para quem você acha mais simpático.
8. Para comemorar a escolha distribua largos sorrisos aos amigos, o mundo está tão amargo e para melhorar um pouco necessitamos de pessoas simpáticas como você. Parabéns pela simpatia, não fique triste, o presente não será seu, passe-o a quem você acha mais dinâmica.
9. Dinamismo é a fortaleza, coragem, compromisso e energia. Seja sempre agente multiplicador de boas ideias e boas ações em seu meio. Precisamos de pessoas como você, parabéns, mas passe o presente a quem você acha mais solidário.
10. Solidariedade é a coisa rara no mundo em que vivemos, de pessoas egocêntricas. Você está de parabéns por ser solidário com seus colegas, mas o presente não será seu, passe-o a quem você acha mais alegre.
11. Alegria!!! Você nessa reunião poderá fazer renascer em muitos corações a alegria de viver, pessoas alegres como você transmite otimismo e alto astral. Com sua alegria passe o presente a quem você acha mais elegante.
12. Parabéns a elegância completa a citação humana e sua presença se torna mais marcante, mas o presente não será seu, passe-o para aquele amigo que você acha mais bonito. 
13. Que bom!!! Você foi escolhido o amigo mais bonito entre o grupo, por isso mostre desfilando para todos observarem o quanto você é bonito. Mas o presente não será seu, passe-o para quem lhe transmite paz. 
14. O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite está tão riqueza, parabéns!!! Você está fazendo falta as grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. 
O presente é seu!!! Pode abri-lo! 
(Espere a pessoa começar a abrir o presente e antes de completar, pede para esperar um pouco e continua lendo). 
Com muita paz, abra o presente e passe-o a todos os seus amigos e deseje-lhes em nome de todos nós, muita paz.

* Dinâmica: Laranja no Pé
OBJETIVOS: Agradável, aguça o nível de atenção nas pessoas e estimula o espírito de solidariedade.
MATERIAL: 2 laranjas.
PROCESSO: Assentar os participantes, em duas filas de cadeiras.
Uma laranja é colocada sobre os pés (que estão unidos) da primeira pessoa de cada fila, que procurará passar a laranja sem a deixar cair, para os pés da segunda pessoa e assim por diante.
Se a laranja cair, a brincadeira prosseguirá, do ponto em que caiu, utilizando o tempo que for preciso.
Será vencedor o grupo que terminar primeiro.

Sugestão de lembrancinha:






Postar um comentário