sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Projeto Ler e Brincar parte 1

Hoje é meu aniversário....mas não poderia deixar de postar hj....Hoje mais uma sugestão em sala de aula

Esse é um projeto que realizei com alunos do AEE surdos....mas que você pode adaptar....espero pode contribuir semana vem posto as atividades do projeto

TEMA:
Ler e Brincar


PROBLEMATIZAÇÃO:
Os alunos apresentam dificuldade na leitura e escrita, e não compreendem a importância de ler. É necessário apresentar uma temática contextualiza e significativa para o processo de letramento. Com intervenção e prática reflexiva, na qual a criação, observação e transformação sejam a base para uma aprendizagem significativa, o aluno poderá expressar-se, além de uma aprendizagem significativa.


JUSTIFICATIVA
Com a arte a criança desenvolve uma nova maneira de ver o mundo; de construir um novo olhar, um olhar mais criativo; de aprender a observar e descobrir o que o artista tem a dizer. Ivan Cruz por ser um artista brasileiro e contemporâneo, permite que através de sua obra mostrar as brincadeiras que fazem parte do cotidiano das crianças.
Dessa forma, os alunos poderão construir um processo criador, informando e contextualizando em relação à produção artística e desenvolvendo-se como pessoas ativas e criadoras, contribuindo para o processo da escrita e leitura da língua portuguesa.


OBJETIVO GERAL
Contribuir e ampliar seu repertório de conhecimento e desenvolver o gosto pela leitura, através do conhecimento de produções artísticas.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Incentivar a leitura;
  • Desenvolver a interpretação;
  • Incentivar a pesquisa
  • Conhecer a vida e algumas obras do artista Ivan Cruz;
  • Compreender e organizar em ordem alfabética;
  • Despertar a expressão de sentimentos por meio da apreciação estética e crítica;
  • Possibilitar o contato com a Arte brasileira;
  • Ampliar vocabulário;
  • Desenvolver a percepção visual;
  • Identificar e produzir textos instrucionais;
  • Conhecer e produzir carta;
  • Diferenciar masculino e feminino;
  • Produzir historia em quadrinhos;
  • Produzir textos narrativos.


CONTEÚDOS
  • Leitura e interpretação
  • Biografia
  • Produção de texto
  • Carta
  • Cartaz
  • Gênero Textual: Texto instrucional
  • Ordem Alfabética
  • Masculino e feminino
  • Nomes das cores
  • História em quadrinhos

Clique em LEIA MAIS para continuar lendo.....


METODOLOGIA
Etapa 1


Ivan Cruz. Várias Brincadeiras I. Dimensão: 1.30 X 1.70 m, 2006. Técnica: A.S.T.

Apresentação do quadro e autor. “Varias Brincadeiras 1” Roda de conversa
Ficha técnica quadro
Pesquisa biográfica do autor.
Atividade: Cruzadinha com os nomes das brincadeiras.
Conteúdo: Ordem alfabética.
Leitura e interpretação: Texto Frases lacunadas. Peteca
Imagens de escultura de brincadeiras. Associar o nome da brincadeira.

Pipa


Ivan Cruz. Soltando Pipa IV. Dimensão: 1.00 X 1,00 m, 2005. Técnica: A.S.T.

Analise do quadro. Pesquisa de outros quadros do artista com a mesma temática para comparar.
Pipa pesquisa. Ficha técnica
Oficina: Confecção de Pipa
Leitura e interpretação: Comparação do quadro com a obra de Candido Portinari.
Produção de texto narrativo com a imagem do quadro.
Cartaz: Regra: cuidado ao brincar de pipa


Etapa 2
Brincadeiras de ruas

Ivan Cruz. Pulando carniça III. Dimensão: 0,40 X 0,30 m, 2004. Técnica: A.S.T.

Ivan Cruz. Patinete multicolor. Dimensão: 0,95 X 0,75 m, 2009. Técnica: A.S.T.

Ivan Cruz. Bafo Bafo. Dimensão: 0,90 X 1,30 m, 1998. Técnica: A.S.T.

Analise do quadro: Bafo Bafo e Pula carniça
Pesquisa em casa e na escola: Brincadeiras dos pais e avos. (confecção de câmara e microfone)
Leitura: Texto meninas e meninos
Lista: Brincadeira de meninos e brincadeira de meninas. Texto argumentativo.
Leitura e interpretação: “Convivência”
Regras do jogo “bafo”.
Conteúdo: Masculino e feminino
Paint: Desenho livre
Produção de texto: historia em quadrinhos.

Etapa 3
Bola de gude

   
Ivan Cruz. Bola de gude. Dimensão: 0,40 X 0,30 m, 2004. Técnica: A.S.T.                Ivan Cruz. Jogando Triangulo.

Revisão: Cruzadinha com as telas (nomes das brincadeiras)
Quadro: Bola de gude
Analise do quadro.
Leitura e interpretação: Bolinha de Gude. Búrica
Mapa conceitual. Vocabulário
Produção de texto narrativo com a imagem do quadro.

Acolhida: Jogar Búrica (lendo o mapa conceitual)
Pesquisa: Trabalho infantil
Apresentar cartaz: Direito das crianças
Produção de folheto sobre os direitos das crianças

Etapa 4
Bolinha de sabão

Ivan Cruz. Bolinha de Sabão. Dimensão: 0,60 X 0,90 m, 2007. Técnica: A.S.T.

Jogo online: Cruzadinha com bolha de sabão.
Análise do quadro.
Pesquisa: Brinquedos antigos e brinquedos atuais.
Oficina: Bolinha de Sabão. Texto Instrucional: Bolinha de Sabão
Dinamica: Folha sulfite
Produção de texto narrativo com quebra cabeça da imagem do quadro.

Etapa 5
Brinquedos recicláveis

Ivan Cruz. Pé de lata II. Dimensão: 0,30 X 0,60 m, 2004. Técnica: A.S.T.

Ivan Cruz. Puxando lata III. Dimensão: 0,90 X 1,00  m, 2000. Técnica: A.S.T.

Analises dos quadros
Leitura e Interpretação: Reciclagem
Oficina: Produção de jogo com material reciclável.
Produção de texto narrativo com a imagem do quadro.

Etapa 6 – Produto final
Pintura em tela, Tema brincadeiras.
Email para o artista Ivan Cruz.

RECURSOS
Vídeos, internet para pesquisa, programas: PowerPoint, Word. Papel pardo e cartolina. Tesoura, cola, caneta hidrocor, mapa, ficha de texto, ficha de vocabulário, telas impressas.

PRODUTO FINAL
Carta para o autor Ivan Cruz
Pintura em tela

AVALIAÇÃO
Avaliação ocorrerá no decorrer do projeto, buscando identificar se os objetivos traçados foram alcançados.

REFERÊNCIAS






Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADOREI SUA VISITA
E QUE BOM VOCÊ NÃO ESQUECEU O COMENTÁRIO
Ele é muito importante!!!