quarta-feira, 29 de julho de 2015

Plano de Aula 8 - Josias, o pequeno rei

Plano de Aula 8- Rei Josias
Referencia Bíblica: 2 Reis 22-23

Oração inicial

Versículo chave

“Felizes o que guardam os mandamentos de Deus e lhe obedecem de todo coração” Salmo 119.204

Entregar um quebra-cabeça para cada criança. Pedir quem montem o versículo colar numa folha sulfite. Explicar o versículo e repetir com as crianças



Sugestão de louvor:

- Se mestre mandou – Aline Barros


- O sabão


História

Recurso: Fantoche de palitos ou colar os personagens no flanelógrafo


 Josias tinha oito anos de idade quando se tornou rei de Judá. Ele governou trinta e um anos em Jerusalém.
Seu avô Manassés havia sido um rei mal – tão mal que Judá foi mais perverso que qualquer das outras nações (que nem sequer conheciam a Deus e Sua Palavra). Ele construiu altares para deuses, sacrificou o seu filho a um ídolo e matou muitas pessoas inocentes.
 Como o avô de Josias, seu pai Amon também foi um rei mau que adorava ídolos e não andou nos caminhos de Deus. Ele foi assassinado por seus próprios funcionários. Josias fez o que agradava a Deus, o SENHOR; ele seguiu o exemplo do seu antepassado, o rei Davi.
 Ele percebeu que a igreja precisava ser arrumada, por isso ordenou que os homens encarregados dos concertos do templo como os carpinteiros, construtores, e pedreiros comprassem material para começar a trabalhar na igreja. Enquanto trabalhavam na igreja, esses homens acharam o livro da lei no templo e entregaram ao escrivão do palácio para que ele pudesse ler para o rei. Quando Josias ouviu o que o Livro da Lei dizia, o rei rasgou as suas roupas em sinal de tristeza.
O livro da lei daquela época é a nossa Bíblia hoje, e o rei se entristeceu pois o povo não estava cumprindo os mandamentos de Deus. Então ele deu a seguinte ordem para o sacerdote: — Vão consultar a Deus, o SENHOR, por mim e por todo o povo de Judá a respeito dos ensinamentos deste livro. Deus está irado conosco porque os nossos antepassados não fizeram o que este livro manda.
Os servidores do rei foram falar com uma profetisa e o seu marido. Eles eram pessoas que ouviam a Deus e pediram para dar ao rei a seguinte mensagem: — “Eu, o SENHOR, o Deus de Israel, vou castigar a cidade de Jerusalém e todo o seu povo, pois eles me abandonaram e têm oferecido sacrifícios a outros deuses e assim me fizeram ficar irado. Mas eu vi que você se arrependeu, e se humilhou diante de mim, eu ouvi a sua oração e por isso só depois da sua morte é que vou castigar Jerusalém. Vou deixar que você morra em paz.”
 Então o rei leu diante deles todo o Livro da Aliança que havia sido achado no Templo. Ele fez com Deus, o SENHOR, uma aliança pela qual eles lhe obedeceriam e guardariam as suas leis e mandamentos com todo o coração e com toda a alma. Ele destruiu todos os objetos, sacerdotes e lugares de adoração a outros deuses que não fosse o SENHOR. O rei Josias ordenou que todo o povo comemorasse a Festa da Páscoa em honra do SENHOR, o Deus deles, conforme estava escrito no Livro da Aliança.
 Desde a época em que os juízes governavam o país, nunca havia sido feita uma Festa da Páscoa como essa, por nenhum dos reis de Israel ou de Judá. Foi no ano dezoito do reinado de Josias que essa Páscoa foi festejada em Jerusalém, em honra de Deus, o SENHOR. Não houve antes nenhum rei como ele, que servisse a Deus, o SENHOR, com todo o seu coração, mente e força, obedecendo a toda a Lei de Moisés; e depois nunca houve outro rei igual a ele.
O avô e o pai de Josias também tinham sido reis e fizeram muitas coisas erradas em seu reinado, mas Josias fez aquilo que era certo. Essa história nos ensina que não importa se nossos pais, avós, professores, irmãos mais velhos fazem aquilo que é errado, nós podemos fazer aquilo que é certo porque podemos ser o início de uma descendência que honra e obedece a Deus.

Brincadeira:

Uma criança de cada vez vendar os olhos e tentar colocar a coroa no painel. No desenho do menino e na coroa colar velcro pra fixar. (A coroa pode ser feita com papel alumínio dourado)





Atividade:

Vamos colorir a imagem e colar pedaços de papel dourado na coroa.




Plano de Frequência: Pintar a coroa 8 - Confira AQUI

Outra sugestão é ensinar os livros da Bíblia com o hino.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADOREI SUA VISITA
E QUE BOM VOCÊ NÃO ESQUECEU O COMENTÁRIO
Ele é muito importante!!!