Planejamento para EBD Infantil: Provérbios



Livro de Provérbios


Lição 1: A sabedoria                   Data aula:___/___/____
Pv 1; 2

Oração Inicial: Faça uma oração introdutória com as crianças. Ensine que devem se portar com reverencia no momento da oração.

Louvor: Cuidado olhinho o que vê.

Texto Bíblico: “Porque o Senhor dá a sabedoria.” Provérbios 2.6

Prepare uma caixa de presente forrando-a com papel colorido e enfeitando com um laço na tampa. No interior da caixa, coloque gravuras de pedras preciosas com o versículo escrito no verso das mesmas. Mostre que a sabedoria é um presente valioso dado por Deus.

Hora da história:

AÇÃO: Mostrar um fantoche que represente um rei e iniciar com um diálogo entre o rei e o aluno. Fazer movimentos para dar a idéia de que ele está falando.

- Olá crianças! Como eu estou feliz por estar aqui com vocês. Vocês são crianças muito especiais para o Rei Jesus, sabiam? E por falar em Rei Jesus, vocês sabem onde é a casa dele?

É isso ai! Ele mora lá no céu. É verdade! Imagine que lugar lindo é o céu! E as casas bonitas que tem lá?! Verdadeiros castelos! Tudo de lá é de ouro e pedras preciosas. Deus, o nosso Pai Celestial, está lá também. Você quer morar um dia neste lindo lugar? Sim! Então, precisa saber que primeiro Jesus quer morar no seu coração. Você precisa aprender a temer ao Senhor e viver fazendo coisas que agradam a ele. Para isso, peça sabedoria a Deus.

AÇÃO: Perguntar: Sabedoria? O quer dizer esta palavra? Será o nome de uma pessoa?

Quando alguém tem um conhecimento muito grande sobre alguma coisa ou alguém, podemos dizer que tal pessoa é sábia, inteligente, etc.
A sabedoria ela vem de Deus, por isso, é especial. Ele a reserva para dar a vocês.
O Papai do Céu quer ajudar a você com os seus trabalhinhos da escola. Ele quer dar a você inteligência.

AÇÃO: Perguntar: O que é ser sábio?

É fazer as coisas com sabedoria. Quando você obedece, ajudar a mamãe. Quando você se afasta dos coleguinhas maus.
(Mostrar a Bíblia) Você também pode se tornar sábio lendo a bíblia, a palavra de Deus. Quem não saber ler pode ficar quietinho ao ouvirem as historias e procurar guardar todos os versículos aprendidos.

AÇÃO: Recitar com a classe versículo.

Para você ser sábio você precisa em primeiro lugar temer ao Senhor. Temer a Deus é estar certo da presença constante de Deus, amá-lo e servi-lo. É reconhecer e respeitar a Deus como o Senhor. O menino e a menina inteligente fazem tudo o que agrada a Deus.

Brincadeira: SABEDORIA OU TOLICE

Use uma moeda de 1,00 para a brincadeira. Cada criança joga a moeda. Se cair cara, a criança deverá falar uma atitude de sabedoria, se cair coroa, a criança deverá falar uma atitude de falta de sabedoria. O professor deve ajudar a lembrar atitudes de sabedoria e de falta de sabedoria comuns entre as crianças.



Oração final: Para ser inteligente de verdade, é preciso ter Jesus no coração. Então vamos convidar Jesus a morar em nosso coração.




Lição 2: Um rei muito sábio         Data aula:___/___/____
1 Rs 1-7; 10.14-29


Oração Inicial: Faça uma oração introdutória com as crianças.

Louvor: O coração da menina e do menino.

Texto Bíblico: “Feliz o homem que acha sabedoria.” Provérbios 3.13

Recorte uma coroa e escreva com o texto bíblico. Leia o versículo na Bíblia, explique o sentido do mesmo e peça à classe para repeti-lo até que todos o tenham memorizado. Se desejar faça uma coroa para cada aluno.

Hora da história:


O rei Davi estava bem velhinho! Mas ele ainda tinha que fazer uma coisa muito importante: colocar alguém que pudesse reinar em seu lugar quando morresse.

Deus escolheu o jovem Salomão, um dos filhos do rei Davi.

AÇÃO: Como você imagina um rei? Vamos pensar!

Ele deve ser inteligente, bondoso, trabalhador, fiel e amar a Deus.

Salomão ficou preocupado. Reinar sobre o povo de Deus seria muito difícil. Davi aconselhou a Salomão dizendo:
- Tenha muita coragem e guarde a Palavra de Deus em seu coração.


Um dia Salomão dormiu e teve um sonho. O Senhor lhe apareceu no sono e lhe disse:
- Pede o que você quiser que eu darei.
Salomão foi humilde, pediu SABEDORIA para reinar. Salomão recebeu de Deus este maravilhoso presente: a inteligência para ser rei.

Ação: Mostrar a Parte C
Deus ficou feliz com ele. A cada dia que se passava a sua fama corria e mais rico ele se tornava, e durante 40 anos não houve guerra naquele país.
Ele mesmo escreveu versos e hinos maravilhosos para louvor ao Senhor. Construiu um belo templo para o povo adorar a Deus e também o muro enorme em Jerusalém.

Deus também pode fazer você inteligente para fazer tudo certinho. Peça inteligência ao Senhor

Brincadeira: Improvise com lençóis, roupas, cintos, turbantes e com cartolinas faço coroa e cetro para esta atividade. Peça para que os alunos encenem a história bíblica contada.

Atividade





Oração final: O rei Salomão sabia que ele precisava de Deus em sua vida para ser uma pessoa sábia. Vamos orar e pedir sabedoria à Deus.




Lição 3: O sábio Salomão         Data aula:___/___/____
1 RS 3.3-12; 4; 10

Oração Inicial: Faça uma oração introdutória com as crianças.

Louvor: Leia Bíblia e faça oração.

Texto Bíblico: “... guarda a verdadeira sabedoria.” Provérbios 3.21

Escreva-o em retângulos de cartolina e repita-o várias vezes para que haja a memorização do mesmo.

Hora da história:

O rei Salomão orou a Deus pedindo sabedoria para dirigir o povo de Israel.
A sabedoria é um presente de Deus. Ainda hoje ele está pronto a dar este presente a qualquer que pedir.

Certa vez, duas mães foram procurar o rei Salomão. Elas estavam preocupadas e tristes.
Elas foram até o palácio e se coloram diante do rei dizendo:
- Ah! Senhor meu, eu e esta mulher moramos na mesma casa. Eu tive um lindo bebê e ela também. Só que o bebezinho dela morreu. Agora ela está dizendo que o meu filhinho é o dela, mas é mentira!
As duas mães começaram a brigar na frente do rei. Cada uma dizia que o filho vivo era dela!

O rei mandou que as duas parassem de brigar e deu o bebezinho para um dos soldados segurar. O que Salomão faria?
Salomão falou:
- Tragam uma espada! Repartam o bebe ao meio e dê uma parte para cada mãe!
A mãe cujo bebe era vivo logo disse:
- Ah! Senhor, não faça isso! Deixe o bebê viver!

Foi então que Salomão entendeu que aquela era a mamãe verdadeira, pois não deixaria que fizesse mal ao seu bebê. Ele devolveu o bebê à mãe certa e resolveu o problema com muita inteligência. A mamãe pegou o seu bebe e dói feliz para sua casa. Graças a sabedoria que Deus deu a Salomão.

Brincadeira: Prepare com antecedência perguntas sobre as aulas anteriores. Peça para cada criança sortear uma perguntar para você ler. Se possível leve pirulitos para dar apara criança depois quer responderem. Se alguém responder errado, ajude-o a chegar a resposta correta e presenteie-o também.


Plano de Freqüência: Colar figura 3

Oração final: O segredo da inteligência de Salomão estava em conhecer ao Papai do Céu. Vamos orar para termos essa atitude em nosso coração.





Lição 4: Deus dá sabedoria         Data aula:___/___/____
Pv 8

Oração Inicial: Faça uma oração introdutória com as crianças.

Louvor: Deus fez as estrelinhas.

Texto Bíblico: “O Senhor com sabedoria fundou a terra.” Provérbios 3.19

Providencie um mapa-múndi e converse sobre o que representa. Reforce que Deus formou a Terra com inteligência e conhecimento. Abra a Bíblia e leia o versículo.

Hora da história:

AÇÃO: Perguntar: De onde vem toda sabedoria?
A sabedoria ou inteligência não vem dos livros. Deus é quem dá inteligência Às pessoas aprenderem e fazerem coisas

Você já pensou quanta sabedoria há no Senhor Deus?
Antes do começo da Terra, Deus já existia e a sabedoria também. A sabedoria é uma qualidade de Deus.
Josias era um menino de oito anos de idade quando o seu papai morreu. O papai de Josias era rei em Israel. Josias, por seu o filho do rei, teve que assumir o trono no lugar do seu pai.
Josias teve que estudar muito com vários professores sábios, que davam a ele bons conselhos. Ele tinha curiosidade e vontade para aprender coisas novas.

Josias estudava direitinho e Deus ajudava para lhe ensinar tudo que não sabia. Deus é sábio. Ele ajudou Josias a reinar e a viver feliz. Josias cresceu, mas nunca se esqueceu da Palavra de Deus.

Hoje, você também tem o papai, a mamãe, a vovó, o vovô que dão conselhos sábios a você. Confie neles e peça sempre ajuda quando você precisar.
Deus nos dá sabedoria. O Papai do Céu é sábio para fazer tudo. Criou o céu e a terra. Tudo ele fez com sabedoria.

Brincadeira: Corrida da Batata. Os alunos são divididos em duas colunas separadas pelo espaço de 3 m aproximadamente. O primeiro aluno de cada coluna ficará na linha de partida, segurando com a mão esquerda uma colher com uma batata pequena. Terá na Frente uma cadeira. Dado o sinal de início, os primeiros alunos devem sair correndo. Ao atingirem as respectivas cadeiras, mudam a colher de mão, contornam a cadeira e voltam ao ponto de partida. Será vitoriosa a coluna cujo último aluno entregar com a batata ao primeiro aluno.


Oração final: Quantos aqui querem ser inteligentes, desejam aprender tudo fácil e fazer tudo corretamente na escola e em casa? Se você quer ser mais inteligente, ore a Deus agora!






Lição 5: Quero ser inteligente         Data aula:___/___/____
Pv 3. 13; 14.33; 16.16, 25

Oração Inicial: Faça a oração dirigida.  

Louvor: Deus tudo sabe.

Texto Bíblico: “O sábio desvia-se do mal.” Provérbios 14.16

Escreva o versículo bíblico e coloque em local visível, trabalhe a memorização de forma bem dinâmica.

Hora da história:

AÇÃO: Perguntar: Você quer ser sábio?

A Bíblia nos fala que a pessoa sábia tem vitória e bênçãos. Feliz é aquele que acha a sabedoria. A sabedoria vale muito, mais que o ouro. Todos devemos pedi-la a Deus.

AÇÃO: Perguntar: Como podemos ser mais inteligentes? Mostrar parte A

Lendo a Bíblia. Ela é a Palavra de Deus, através de sua leitura aprendemos como fazer coisas boas que agradam a Deus e aos nossos pais.


AÇÃO: Perguntar: Quantos se lembram do rei Josias?

Ele tinha 8 anos de idade quando começou a reinar. A Bíblia diz que ele fez o que era bom aos olhos do Senhor.
Naquela época o povo estava longe de Deus porque deixou de ler e meditar na Bíblia e fazer o que Deus queria. Então Josias Reuniu todo o povo e pediu para todos guardarem os conselhos e as palavras de Deus no coração.

AÇÃO: Perguntar: Quantos gostam e ler ou ver revistas em quadrinhos? Mostrar Parte B

É bom ver ou ler revistas ou outros livros. Contudo, nós não podemos nos esquecer da Bíblia, o livro de Deus. Nela aprendemos muito a respeito do Papai do Céu. Peça pra mamãe para ler para você a Bíblia, e assim você será muito inteligente.

Brincadeira: Apresente livros de poesias, livros infantis, revistas e fichas com gravuras e pouca legenda. Deixe as crianças manusearem a vontade, incentivando o gosto pela leitura.

Atividade


Plano de Freqüência: Colar figura 5

Oração final: Você quer receber ao Senhor Jesus Cristo como seu Salvador? Convide a Jesus a morar em seu coração.





Lição 6: Filhos sábios         Data aula:___/___/____
Pv 3 -7; 13; 14.26

Oração Inicial: Faça a oração dirigida.  

Louvor: Deus tudo sabe.

Texto Bíblico: “Filho meu, guarda as minhas palavras.” Pv 7.1

Faça em cartolina vermelha o desenho de um coração. Desenhe e recorte uma porta no coração vermelho, de modo que possa abri-la e fechá-la. Faça outro coração, do mesmo tamanho, em cartolina rosa ou branca e a cole por trás do primeiro coração. Escreva o versículo no espaço da porta para que o aluno possa visualizá-la ao abrir.

Hora da história:

Visual: Com copinhos de café e as bolinhas de isopor, fala os bonecos que representem sacerdote Eli, Ana e Samuel.

Elcana e Ana estavam ansiosos querendo um filho, e Deus lhes deus Samuel, que desde menino era obediente aos pais. Samuel ficou com o sacerdote Eli no templo para sara ajudá-lo nos trabalhos mais simples. Imagine Samuel limpando os bancos, os castiçais, varrendo o chão, recolhendo os objetos com muito cuidado para não estragar nenhuma peça. Será que uma criança desobediente poderia fazer aquele serviço? Imagine o profeta dizendo a um menino preguiçoso e desobediente: - Guarde os castiçais! - Ah! Sacerdote! Espera aí, já vou. Ou então depois eu guardo!
Alguém assim não poderia trabalhar no templo?

AÇÃO: Perguntar: Você quer ser um filho sábio e agradar a Deus?

Deus pode dar sabedoria a você. E só você pedir. Irar, freqüentar a escola dominical, ouvir, guardar e obedecer a Palavra

AÇÃO: Ler Êxodo 20.12
Honrar significa obedecer e respeitar os pais. Isto é uma ordem de Deus. O Senhor é bom e promete dar uma vida abençoada aos filhos que honrarem aos pais.

Brincadeira: Quebra - cabeça. Selecione fotos e gravuras grandes de revistas e cole na cartolina no verso das figuras. Na cartolina, faça os traçados do quebra-cabeça. Recorte e coloque cada figura em envelopes. Escreva do lado externo do envelope o tipo de gravura: cachorro, flor, pessoa, etc... Entregue um para cada criança e deixe brincar.

Atividade



Plano de Freqüência: Colar figura 6

Oração final: Deus quer cuidar e fazer você uma criança feliz. Você quer ser um filho sábio? Se você orar o Senhor irá ajudá-lo.


Lição 7: Seja obediente         Data aula:___/___/____
Dt 6.6-7; Pv 12-4; 13.1,24

Oração Inicial: Faça a oração dirigida.  

Louvor: Obedecer – Pequenos sábios

Texto Bíblico: “Filho... ouve a instrução de teu pai...” Pv 1.8

Faça um cartaz com imagens de família. Escreva nela o versículo em letras grandes e coloridas. Leia o texto bíblico na Bíblia, explique-o e trabalhe a memorização.

Hora da história:

Encontramos na Bíblia vários exemplos de pais que foram sábios e que ensinaram seus filhos a amarem ao Papai do Céu.

Abraão e Sarar eram velhinhos quando nasceu o primeiro filho, Isaque. Como se sentiram feliz! Ensinaram o menino a amar a Deus. Isaque estava sempre junto aos pais. Ele cresceu, mas não se esqueceu dos ensinos do pai Abraão. Isaque amou ao Senhor e Procurou sempre obedecer a Deus e ao seu pai Abraão.

Timóteo era bem pequeno quando sua mãe Eunice e sua avó Lóide lhe ensinavam a Palavra de Deus. Elas contavam lindas histórias que Timóteo ouvia bem quietinho com muita atenção. Timóteo cresceu e aprendeu a mar a Deus e a sua Palavra, tornando-se um pastor. Timóteo ajudou muito o missionário Paulo, sempre falado de Jesus Às pessoas

O rei Davi, foi um bom pai. Como bom pai, ele sempre conversava com os seus filhos. Davi teve muitos filhos. Alguns dos seus filhos bons e inteligentes, outros foram desobedientes, mas Davi amava a todos e sempre os ensinava a respeitarem o nosso Deus.
Salomão cresceu, obedecendo a seu pai, e se tornou rei de Israel.

AÇÃO: Perguntar: Qual o nome do seu pai? E da sua mãe?

Você deve obedecê-los. Assim, vocês darão provas que de são realmente inteligente, serão felizes e viverão muitos anos!


Brincadeira: O Mestre mandou!

Atividade



Plano de Freqüência: Colar figura 7

Oração final: Deus gosta de crianças obedientes, e se alegra muito quando aceitamos e obedecemos a sua Palavra. Vamos orar para sermos sempre obedientes.

Lição 8: Cuidado com que você fala!
 Data aula:___/___/____
Pv 5.2; 8-8; 10.11,31

Oração Inicial: Faça a oração dirigida.  

Louvor: A Cristo daí louvor

Texto Bíblico: “A língua mentirosa dura um só momento.” Pv 12.19

Faça um cartaz em forma de Bíblia e escreva o versículo. Leia o versículo na Bíblia. Peça a um aluno para segurar o cartaz e repita várias vezes.

Hora da história:

AÇÃO: Pergunta: Sou vermelhinha Fico escondida no centro da boca. De boca fechada ninguém pode me ver. Quem sou eu?

A língua é um órgão importante do nosso corpo. Através dela podemos sentir o paladar. Ela também é muito importante para falar. O Senhor nos deu com este presente maravilhoso o poder da fala.

Devemos aprender a usar a nossa boca para falarmos coisas bonitas. Não podemos falar nomes feios, falar mal das pessoas ou dizer mentiras. Isto não agrada a Deus. Não fale palavras feias! Seja inteligente.
Devemos agradar a Deus com as nossas palavras. Muitas crianças têm a boca suja, falam palavras feias.
Outras crianças costumam usar a boca para falar mentiras. Devemos falar a verdade mesmo que venhamos a sofre. Quando você quebra o prato da mamãe. Você diz a verdade, esconde os cós ou lança a culpa em alguém? A mentira é um pecado.

O rei Salomão escreveu que a palavra dita na gora certa é uma benção.
Use sua boca para louvar ao Papai do Céu. Cante cânticos, falar sobre histórias da Bíblia e diga sempre boas coisas aos seus colegas, pais e irmãos. Louve a Deus, mas não se esqueça de louvar a Deus com suas palavras.

Encerra a aula com cânticos

Brincadeira: Olimpíadas. Leve 3 colchonetes para a classe, arrume-os em fila no sentido do comprimento. Na frente do primeiro colchonete forme a fila. No primeiro colchonete eles deverão virar cambalhotas. No segundo, dar um giro. E no terceiro uma nova cambalhota. Lembre-se de bater palmas, parabenizando a todos os alunos.

Oração final: Jesus ama você. Ele deseja que você seja feliz. Vamos orar, uma forma de louvor, de usar nossa boca com sabedoria.






Lição 9: Bons amigos        Data aula:___/___/____
Pv 18, João 15:13, Provérbios 17:17

Oração Inicial: Faça a oração em circulo de mãos dadas todos juntos.

Louvor: Vamos amar uns aos outros – Diante do Trono.
    Aline Barros - Brincando de Adoleta

Texto Bíblico: “...Um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão.” Pv 18.24
Para a memorização do versículo usar o varal, ao qual colocamos primeiro o versículo certo e lemos com as crianças e depois tiramos e lemos de novo e assim por diante, até tirar tudo e a criança saber o versículo todo sem estar no varal

Hora da história:
Fantoche

Zezé: Emília, eu estou muito chateado hoje !
Emília: Porque Zezé, o que lhe aconteceu ?

Zezé: É que o Tonho, aquele cara, acha que joga futebol melhor que eu, e vive dizendo que eu sou perna-de-pau !
Emília: Mas vocês não são amigos?

Zezé: Sim! Tem o Bastião, o Ziguimundo, o Josemar o ...
Emília: Zezé, eu preciso sair, me lembrei que tenho que ajudar a mamãe a lavar louça ! Tchau !

Zezé: Ai, Ai, até a Emília me deixou sozinho ! E agora não tem ninguém pra jogar futebol comigo ! Ah! Eu vou embora pra casa também – vou ver televisão !

Locutor: Vamos ver o que aconteceu no dia seguinte ...

Emília: Zezé, sabia que o Tonho te procurou ontem pra jogar futebol ?
Zezé: Ah, prefiro ficar sozinho ! Ele que vai jogar com os perna-de-pau do Luciano e do Anastácio !

Emília: Mas Zezé, a Bíblia nos ensina a perdoar as pessoas ! Vai lá conversar com ele e deixa de ser resmungão !
Zezé: É mesmo! Em vez de ficar resmungando aqui eu vou brincar ! É bem mais legal ! Crianças, se vocês ficarem chateadas. Façam oração e perdoem seus colegas, porque Jesus nos perdoou todos os pecados e nós precisamos aprender a perdoar também.

Emília: Ah! Se Jesus não perdoasse nossos pecados estaríamos sem a amizade de Deus!
Zezé: É isto aí ! Todos nós podemos ser amigos de Deus através de Jesus ! Que Legal ! Tchau, Meninos e Meninas


Locutor: Por isso, devemos fazer amigos, e bons amigos, tantos quanto possível. Mas lembre-se: para ter bons amigos é preciso, antes, ser um bom amigo ou uma boa amiga. Só quem age como um bom amigo atrai bons amigos!

Sabem crianças, a Bíblia nos ensina que a amizade é algo de grande valor, são os amigos que nos ajudam nessa vida. Nos momentos de alegria, mas também nos momentos de tristeza e necessidades eles sempre estarão por perto.
Mas quero lembrar que não há amigo maior do que Aquele que deu sua vida por nós, e seu nome é Jesus Cristo.

Brincadeira: Brincar de adoleta.

Oração final: Vamos orar por nossos amigos!





Lição 10: Preguiça Não!      Data aula:___/___/____
Pv 6.6-11

Oração Inicial: Faça a oração dirigida.  

Louvor: A formiga corta folha e carrega.

Texto Bíblico: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso.” Pv 6.6

Faça desenho de formigas e folhas. Escreva o versículo dentro das folhas. Ensine diretamente da Bíblia, explicando que devemos aprender com as formigas.

Hora da história:


Você é uma criança preguiçosa? Será que você guarda seus cadernos e lápis depois de fazer o trabalho de casa? Ou você deixa tudo para a mamãe guardar?
Algumas crianças ainda ficam com cara feia e sempre dizem:
- Deixe prá depois.
- Ah! Eu não vou fazer
- Agora não. Eu não quero fazer!
Aprenda com a formiga, não tenha preguiça.


As formigas vivem todas bem juntinhas. Não tem um líder. São tão fraquinhas, mas como são trabalhadeiras!
Podemos observá-las andando em grupo. Elas são capazes de guardar os alimentos durante a colheita para o inverno. São cooperadoras. Uma ajuda à outra. Você conhece alguma criança que não gosta de ajudar o papai e a mamãe?


Há crianças que desarruma a casa ou deixam os brinquedos espalhados. Que coisa feia! Você é desses que chega da escola e coloca a roupa e a mochila em qualquer lugar?
Deus quer que sejamos trabalhadores. Há crianças que só querem comer, brincar e passear. Outras só gostam de dormir. A estes o sábio Salomão diz: vai ter com a formiga ó preguiçoso.

Brincadeira: Formigas trabalhadoras. MATERIAL: objetos (pedras, frutas, etc.) e 2 sacos ou cestas. Dividir os alunos em duas equipes. Distribuir os objetos pela sala.  Ao sinal de partida, cada jogador, na sua vez, terá de buscar rapidamente um objeto de sua fila e levá-lo até o cesto. Delimitar um tempo para cada equipe pegará maior quantidade de objetos seguindo o mesmo critério de partida.

Atividade



Plano de Freqüência: Colar figura 10

Oração final: Jesus ama você. Ele é o Filho de Deus. Peça coragem ao Senhor. Deus fica feliz com meninos e meninas que gostam de trabalhar com amor.


Lição 11: Aprendendo a repartir      Data aula:___/___/____
Pv 28.27; 21.13; 11;24

Oração Inicial: Faça a oração dirigida.  

Louvor: Precisamos ajudar as pessoas.
            Reparto meus brinquedos

Texto Bíblico: “O que dá ao pobre não terá falta.” Provérbios 28.27

Desenhar o jogo da amarelinha e dentro escrever o versículo.

Hora da história:

AÇÃO: Perguntar – Você sabe o que ser egoísta?
Egoísta é aquele menino ou menina que não gosta de emprestar ou dar nada a ninguém. A criança egoísta quer sempre tudo para si.


Há crianças quando p coleguinha pega um brinquedo, e logo quer, e às vezes batem e até mordem os coleguinhas.
Papai do Céu não se agrada do egoísmo. Deus quer nos ensinar a repartir, a dar.

Perguntar: Quando você está comendo algo gostoso como um chocolate ou sorvete, e um coleguinha pede um pedaço, você dá?
Não seja egoísta! Não deixe olhando. Repartindo o que você tem, você agrada ao Papai do Céu.

Em nossas igrejas, há a campanha do agasalho durante o inverno para darmos aqueles que não podem comprar e ficam com frio, ajudando o necessitado. Você pode participar destas campanhas.
Você pode doar sabonete e pasta de dente, brinquedos e roupas que não usa mais.

AÇÃO: Recita o versículo bíblico
Papai do Céu não deixará faltar nada a você se você ajudar aos necessitados.
Deus é bom. Ele tem sempre algo bom para dar a você. Aprender a repartir com os coleguinhas,

Brincadeira: Inicia-se incentivando as crinas a caminhar livre e criativamente pelo ambiente (andar com passo de gigante; de formiguinha; andar como se o chão tivesse pegando fogo etc). Depois se fala em voz bem alta, 2 partes do corpo (mão na testa; dedo no nariz; orelha com orelha; cotovelo na barriga etc.).
A este estímulo, todos deverão formar uma dupla e tocar, um no outro, as partes faladas, o mais rápido possível! Por exemplo: - “Mão na testa”. Cada criança deverá encontrar um par e tocar sua mão na testa do outro e vice-versa.
Quando todos estiverem em duplas e tocando as partes faladas, reinicia o processo.
Após 2 ou 3 dessas combinações pode dizer em voz alta o nome do jogo: “Pessoa pra pessoa”.


Oração final: Deus é bondoso e nos deu seu Filho Jesus. Convide Jesus a morar em seu coração. Ele quer ser o seu melhor amigo e lhe ensinar a ser uma pessoa bondosa.





Lição 12: A família inteligente      Data aula:___/___/____
Pv 24.3

Oração Inicial: Faça a oração dirigida.  

Louvor: É feliz o lar.

Texto Bíblico: “Com a sabedoria se edifica a casa.” Pv 24.3

Faça algumas figuras geométricas na cartolina, uma de cada cor. Prenda em palitos de churrasco com durex. Escreva parte do versículo nas figuras e proceda a memorização como de costume. 

Hora da história:

Foi Deus quem criou a família. Ele criou a família para cuidar de nós.

AÇÃO: Mostrar imagens família.
Todos precisam de uma família para viver. Até os bichinhos.
Deus criou macho e fêmea, homem e mulher, formando assim um casal. Quanto tem filhos eles formam uma família. As famílias não são todas iguais.

AÇÃO: Perguntar: Quantas pessoas há na sua família?
Deus deseja que todas as famílias sejam felizes. Para que uma família viva feliz e unida, ela precisa de muita sabedoria inteligência. Deus dá sabedoria para que todos vivam felizes em família. A família é edificada, ou seja firmada através da sabedoria, inteligência que o nosso Deus nós dá.

AÇÃO: Perguntar: Vocês sabiam que a igreja é uma grande família e que Deus é nosso Pai?
A igreja é uma grande família, nela somos todos irmos e filhos de Deus. Quem recebe a Jesus passam a fazer parte desta maravilhosa família.

AÇÃO: Quantos querem fazer parte da família de Deus?
Quem bom, esta família é feliz,muito grande e importante para Deus.
Deus deseja abençoar o papai, a vovó, o vovô e seus irmãos, a mamãe, pois a família que serve a Deus é mais feliz. Deus criou a família para cuidar de você. Ele deseja que sua seja feliz!

Brincadeira: Distribua massa de modelar e sugira que façam alguns bonecos que represente sua família.


Oração final: Ore e peça que Deus dê a você inteligência para viver bem com toda sua família.





Lição 13: Gincana      Data aula:___/___/____

Brincadeiras

Plano de Freqüência: Colar figura 13

Mímica

Utilizar músicas e corinhos aprendidos durante as aulas, e colocar seus títulos num papel.
Vocês podem determinar antecipadamente se o grupo tentará dramatizar uma parte da música, só com gestos, para que os demais adivinhem, ou se tentarão cantarolar (sem cantar a letra) ou assoviar a música para que os demais adivinhem.

Caça-objetos

Material: Bíblia, chave bíblica, apito, placar para anotar pontos

Selecione objetos fáceis de encontrar no local onde será realizada a gincana e usando uma chave bíblica, escolha um versículo onde aquele objeto aparece:
Provérbios 6. 6 (FORMIGA)
Provérbios 3.13 (Homem)
Provérbios 3.19 (terra)
Pv 7.1 (palavras)
Pv 1.8 (pai)
Pv 18.24 (irmão)
Pv 24.3 (casa)

Divida a turma em times. Faça uma fila com cada time, assim, somente o primeiro da fila irá procurar o objeto, até que todos tenham chance de participar.
Leia o versículo dando ênfase à palavra/objeto a ser procurado.
Ganha pontos para o seu time o primeiro que retornar com o objeto pedido; você pode dar pontos também para os demais que conseguirem o objeto até um determinado tempo. Use um apito para avisar que o objeto já foi achado ou que o tempo terminou.


Dança da laranja

Em dupla para participar da dança da laranja. A dupla ficará com as mãos pra trás e apoiará a laranja na testa. Ficarão dançando até a laranja cair. A última dupla que ficar dançando com a laranja sem deixá-la cair, será a campeã.
Obs.: usar bolas de plástico pequenas

Corrida do bambolê

Serão escolhidas duas crianças de casa equipe. Uma ficará parada para receber o bambolê e a outra correr para levar o bambolê (acriança que ficar parada terá que ficar dentro do bambolê). Ganha a equipe onde todos passaram pelo bambolê.

Corrida maluca

Duas filas. A cada jogada as crianças deverão correr de uma maneira diferente (de uma perna só, pulando, igual sapo e outros). Ganha a fila que todos correram.

Final

Premiar o aluno (a) que não teve falta.
Lanche coletivo e entrega de uma lembrancinha especial.


Biografia:
Revista Pré-Escolar Dominical – nº 23

Editora Betel www.editorabetel.com.br