Projeto A casa sonolenta em LIBRAS




com meus alunos do surdo do 3º ano trabalhei o Projeto: A casa sonolenta

Introdução
Colocar a literatura no dia a dia das crianças surdas é o primeiro passo para que elas sejam convidadas a participar do mundo letrado e na L2, Língua Portuguesa na modalidade escrita.
No processo de aquisição da L2 é muito importante permitir que o aluno explore novos gêneros textuais e conhecer autores.  A leitura e a escrita por meio de atividades de pesquisas, análises, interpretações, exposição de ideias, composições, reescrita e reestruturação oportunizará a aprendizagem significativa da Língua Portuguesa.
O livro “A Casa Sonolenta” foi escrito por Audrey Wood e ilustrações de Don Wood. Trata-se de uma narrativa versificada, com caráter descritivo, sendo um bom exemplo de como a sequência é fundamental para o estabelecimento da coerência textual.
“Essa história começa num dia chuvoso em uma casa onde todos dormem na mesma cama. A avó dorme, vem um menino e se deita em cima dela e todos os personagens que aparecem dormem um em cima do outro, até surgir uma pulga, que inverte a ação repetitiva dos personagens. Na ordem contrária em que apareceram na história, os personagens são acordados pela pulga. No fim, não chove mais, e, como nos contos de fada, há um lindo arco-íris iluminando a casa sonolenta, quando todos acordaram.”
As histórias com acumulação apresentam um evento desencadeador da narrativa, que a partir daí é contada de maneira repetitiva, ou seja, a mesma ação é realizada por diversos personagens e a repetição de um mesmo acontecimento se dá por acumulação.
Justificativa
Através do projeto será possível favorecer a compreensão e a memorização do texto, proporcionando momentos com a leitura autônoma.
 Esse tipo de estrutura facilita a antecipação do que virá por parte das crianças, tornando mais fáceis a leitura e a retenção da história.
Por meio de textos como esses, é possível estruturar atividades que permitam a construção de diferentes conhecimentos. As situações de leitura participativa e desafiando os alunos para novas aprendizagens.
Conteúdos:
Interpretação em L1 e L2
Produção textual
Dramatização
Gramatica: Plural; Masculino e Feminino
Arte= Quadro Van Gohg “Quarto”
Ciências: Arco-íris
Objetivo geral:
Contribuir no processo de alfabetização e letramento. Proporcionar o prazer em leitura, motivação para expor suas emoções, dar liberdade de criar, brincar com as palavras e fluir sua imaginação.
Objetivos específicos:
- Conhecer o livro: A casa sonolenta;
- Ampliar vocabulário;
- Criar o hábito de escutar histórias;
- Enriquecer o imaginário infantil;
- Favorecer o contato com textos de qualidade literária; 
- Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento;
- Ordenar as ilustrações da história;
- Listar o nome dos personagens;
- Escrever o nome dos personagens;
- Favorecer a compreensão e a memorização do texto pelos alunos, permitindo uma leitura autônoma;
- Compreender e identificar o gêneros das palavras: masculino e feminino.
- Entender o significado de singular e plural.
Desenvolvimento
Etapa 1 = Apresentação da historia
a)               Apresentação do livro e leitura



b)                 Leitura do Livro com apresentação em vídeo em LIBRAS. Acesse o Vídeo AQUI
c)                 Caixa da história com os personagens: Reconto da história por cada aluno



d)                 Construção coletiva do Painel da historia.


e)                 Dobradura casa: Desenho da história.




f)                 Atividade Lembrança: Cama com os personagens


(clique na imagem para ampliar)
Etapa 2 = Vocabulário
a)                 Sinal e vocabulário L2
Ficha de vocabulário


(clique na imagem para ampliar)
b) Joga de Trilha: Regras do jogo
* Casa da pulga voltaR para o começo;
* Casa sinal Palavra soletrar a imagem sorteada
* Casa sinal Teatro: Imitar um personagem

Etapa 3 = Atividades de interpretação
Contribuição da Professora Fatime Garcia Hadid
a)              Quiz perguntas em LIBRAS (ainda não disponível)

b) Atividades de interpretação, plural, e masculino e feminino:

- Atividade em Excel, organizado por Clara Ramos Pedroza: Clique AQUI para baixar


Outras atividades:






c) Atividade de Produção de texto EM Power Point: Clique AQUI
Avaliação
A avaliação será feita a partir do trabalho interdisciplinar: observação, produção, apreciação e contextualização.

Biografia
·                   A casa sonolenta
De Audrey Wood, ilustrado por Don Wood.
São Paulo: Editora Ática, 2005.
·                    Caderno de orientações: histórias com acumulação. – São Paulo, SP : Ministério da Educação, 2011. 



Professoras Vânia Alice Morais e Clara Ramos Pedroza