terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Torne o Culto Interessante


TORNE O CULTO INTERESSANTE




Barb Jenista e Sue Miholer



Combine uma criança ativa e um culto cedo na manhã com duração de mais de uma hora e não se surpreenda se a criança tiver dificuldades para prestar atenção. Talvez você tenha tentado distrair a criança com brinquedos, suborná-la com alguma guloseima, até mesmo ameaçado-a com um olhar que diz: “Fique quieta agora ou você irá passar o restante de sua vida em seu quarto”.





Mas ajudar seu filho a gostar da igreja não precisa ser algo difícil. Com algumas atividades criativas relacionadas ao culto você pode ajudar seu serelepe a prestar atenção no culto e até mesmo compreender o que está acontecendo.





Tente usar algumas destas sugestões a cada semana. Todas elas funcionam bem se você chegar alguns minutos antes do início do culto.





Sente-se nos Primeiros Bancos





A fim de reduzir as distrações, ajudará se você escolher sentar-se nos primeiros bancos de onde seu filho tenha boa visão do altar e do púlpito. Isto lhe permite ver a pessoa que apresenta a música e sentir-se “perto e íntimo” do pastor. Antes do início do culto, converse com a criança a respeito das partes diferentes da igreja – o altar, o púlpito, o batistério e outros detalhes que sejam do interesse dela. Encoraje seu filho a prestar atenção na forma como o pastor prega.







Sugestão Adicional:

Ainda, durante a semana, leve seu filho à igreja e apresente-o ao pastor, se possível durante a semana, e a outros membros responsáveis pelo culto. Mostre-lhe a igreja por dentro, o púlpito a fim de que a criança conheça bem o santuário. Isso evita as contorções envolvidas na exploração visual do santuário durante o culto em si.





Algo Sério





Providencie um caderno de anotações para cada membro da família. Permita que cada um o personalize como quiser. Diga às crianças que elas podem usar esse caderno para fazer notas a respeito do sermão, escrever uma relação de palavras ou registrar perguntas que possam ocorrer sobre o culto ou o sermão. Antes de sua família deixar a igreja, peça a seus filhos para escreverem uma pergunta que você deseja que eles respondam no caderno: “Como você se sentiu quando a música foi apresentada?”; “Que três coisas na igreja você mais gosta?”; “Se você pudesse fazer uma pergunta ao pastor a respeito do sermão de hoje, o que perguntaria?”





Sugestão Adicional:

Durante a semana, use as anotações de cada um para rever a mensagem. Falem a respeito de meios pelos quais vocês podem aplicar o que aprenderam e conversem a respeito das perguntas ou algo que não tenham compreendido.









Conjecturas





As palavras e conceitos usados na igreja são quase uma língua estrangeira para muitos de nós (especialmente para as crianças). Permita a seus filhos perguntar-lhe as respeito das palavras que lhes são desconhecidas. Se possível, dê uma explicação rápida e escreva a palavra para conversarem em casa a respeito dela. Quando o pastor falar algo que é familiar à criança, saliente isso. Por exemplo, caso ele fale em vencer problemas, comente com a criança a respeito de Davi e o gigante Golias.





Elogie a criança quando ela estiver ouvindo com atenção. Depois do culto converse com ela a respeito de como ela pode aplicar o que ouviu à sua vida.





Sugestão Adicional:

Durante a semana, encoraje seu filho e os amigos dele a brincarem de “igreja”. Permita-lhes serem os lideres enquanto você assume a posição de membro. Este é um meio excelente para saber o que seu filho entende da igreja e para esclarecer algum conceito errado que possa ter. Os diálogos que vocês mantêm são uma extensão natural do sermão.





Ganhar, Perder ou Desenhar





Leve lápis de cor e papel para a igreja e peça a seu filho para fazer “anotações” durante o culto. Ele pode começar por desenhos simples do que vê e ouve e depois passar para palavras quando for mais velho.





Caso seu filho seja muito pequeno e necessite de ajuda para desenhar, faça alguns desenhos antes do culto para representar o pastor e outros “participantes” no culto. Caso a leitura bíblica seja baseada em uma história conhecida de seu filho como, por exemplo, Daniel ou Noé, desenhe pessoas e animais referentes à história.





Depois do culto, peça a seu filho para contar-lhe a respeito dos desenhos que fez ou do que escreveu. Você pode até mesmo guardá-los em um livro especial de recortes.





Sugestão Adicional:

Durante a semana, prepare com seu filho um guia para ajudá-lo a ouvir. Encontrem figuras de palavras que provavelmente irá ouvir durante o culto: igreja, cruz, Bíblia, Jesus.





Senha





Olhem o boletim da igreja. Peça a seu filho para fazer um círculo nas atividades que podem envolver a família toda – hinos, orações ou leitura. Sublinhem as palavras desconhecidas para serem discutidas mais tarde.





Façam uma estrela nos hinos conhecidos no boletim. Se houver uma folha com o hino, vejam as palavras que podem ser desconhecidas. Ensine o coro de algum hino desconhecido da criança a fim de que possa participar na hora em que for cantado.





Faça uma relação de palavras que provavelmente o pastor irá usar durante o sermão e peça para seu filho fazer uma estrela ao lado quando ouvi-las. Caso ele ainda não possa ler, faça desenhos. Para tornar essa atividade competitiva, coloque as palavras ou desenhos em quadrados como bingo a fim de que seu filho tenha pressa de preencher a linha.





Sugestão Adicional:

Durante a semana, ajude seu filho a fazer sua própria lista de palavras. Ajude-o a pensar nas palavras que normalmente ouve na igreja e escrevê-las ou desenhá-las em uma folha pequena de papel. Aumente o número e complexidade das palavras à medida do desenvolvimento da criança.





Todos ganham! Esses jogos farão mais do que simplesmente ajudar seus filhos a se comportarem durante o culto. Eles lhe permitirão integrar a igreja na vida diária de tal forma que um complemente o outro. Ainda, você experimentará uma maravilhosa proximidade com seus filhos nessa área especial da vida.





Barb Jenista e sua irmã Sue Miholer são co-autoras deste artigo com base em um seminário desenvolvido pela Barb, titulado: Kids in the Kongregation

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Olha a bicharada!!!!

Temas como arca de noe ou A criação ...Teatros usem a criatividade e espero que gostem
Fiquem com Deus
lembrando da oficina dia 24 d emarço aqui em Campo Grande MS







Viseira ou bonés de animais

Espero que gostem meninas cortesia da casa
da pra usar para diversas atividades ...por isso varios marcadores kkk
otima semana para todos







sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Atividade Biblica: Elias e o Corvo

Base biblica: 1 Reias 16.29 a 33 e 1 Reias 17.1 a 6



Atividade Biblica: O canto do Galo

Base biblica: Mateus 26.31 a 35 e 69 a 75
Marcos 14.66 a 72; Lucas 22.54 a 62; João 18.15 a 18



Atividade Biblica: O semeador

mais atividades biblicas




Atividade Biblica: "o jumentinho

Base biblica: Ler mateus 21.1 a 11, Marcos 11.1 a 11
Lucas 19.28 a 38 ; João 12.12 a 19







Atividade Biblica: "o profeta desobediente"

Base biblica Ler 1 Reis 13.1 a 24







tbm pode ser usada para a historia de Daniel