domingo, 29 de maio de 2011

ditado de numeros

achado na net
gente peço desculpa pela ausencia
BEM VINDO OS NOVOS SEGUIDORES
E LOGO LOGO VOU VIISTAR TODOS OS BLOGS
OBRIGADA PELAS MSG
SAUDADES DE POSTAR EM PESSOAL BJS

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Era uma vez uma historia

(clique na imagem para ampliar)
Era uma vez uma história

Na historia um vaso de plantas

:no vaso de plantas uma rã

Na rã uma coroa

na coroa uma flor

Na flor uma joaninha

Que fazia cocegas
Na coroa...
Na flor...
Da rã...
Do vaso de plantas...
Da história de era uma vez...

Beijos até a proxima

terça-feira, 17 de maio de 2011

Números e operações jogos

Construção do repertório de cálculos memorizados


Bloco de Conteúdo
Matemática



Conteúdo
Operações com Números Naturais



Objetivo
Construir e/ou ampliar o repertório de cálculos memorizados.

Conteúdos
Adição e subtração.

Anos
2º e 3º.

Tempo estimado
Podem realizadas durante todo o ano, assegurando-se a variação do grau de dificuldade, a fim de propiciar que o repertório seja ampliado permanentemente.


Atividade 1: JOGO DE BATALHA

Materiais necessários: cartas de baralho convencional ou confeccionadas em cartolina.

Encaminhamentos: organize os alunos em duplas e entregue a cada dupla um baralho convencional (ou cartas confeccionadas em cartolina). As faces devem ficar voltadas para baixo, separadas em dois montes. Um aluno por vez retira a primeira carta de cada monte, faz a soma e argumenta acerca do resultado com o amigo. Se acertar a soma fica com as cartas. Ganha o jogo quem terminar com mais cartas.



Atividade 2: TABULEIRO CHEIO

Materiais necessários: dois dados por dupla (podem ser dados convencionais com a numeração de 1 a 6, ou adaptados com numeração maior) e um tabuleiro por aluno.

Encaminhamentos: organize os alunos em duplas. Um aluno por vez joga os dados, faz a soma, conversa com o amigo sobre o resultado, a fim de verificar se está correto. Depois, preenche, em seu tabuleiro, a quantidade de “casas” igual ao resultado da soma. Vence quem completar o tabuleiro primeiro.

Exemplo:



Atividade 3: FICHAS DE ADIÇÃO OU SUBTRAÇÃO

Materiais necessários: fichas com somas (várias, para que possam ser distribuídas por duplas de alunos).

Encaminhamentos: organize os alunos em duplas e entregue a cada dupla várias fichas (pode ser uma aula para os cálculos de adição e outra para os cálculos de subtração, além de poder misturar os dois). Essas fichas devem ficar sobre a mesa com as faces voltadas para baixo. Um aluno por vez pega uma das cartas e faz a soma. O aluno deve explicar como pensou para resolver e o amigo da dupla deverá “concordar” com o resultado. Caso haja discordância, eles deverão argumentar até entrarem em um acordo. Em seguida, anotam as somas no caderno.




Atividade 4: ROLETAS DA ADIÇÃO

Materiais necessários: duas roletas (confeccionadas em cartolina) contendo os números de 0 até 10. Essas roletas deverão ser fixadas na parte baixa da lousa (onde se coloca o giz), apenas por um percevejo, para que seja possível “girá-las”. Duas setas colocadas na lousa (podem ser desenhadas também).







Encaminhamentos: chame um aluno de cada vez para girar as roletas e fazer a soma dos números que pararem nas setas. O aluno deverá fazer a soma e explicar aos colegas como chegou ao resultado.



Atividade 5: ROLETA DA SUBTRAÇÃO

Materiais necessários: uma roleta (confeccionada em cartolina) contendo os números de 0 até 10. Fixar a roleta de maneira que seja possível “girá-la”. Escreva na lousa o número 10 e o sinal de menos para que os alunos efetuem os cálculos.

Encaminhamentos: depois de escrever o número 10 seguido do sinal de menos e de fixar a roleta na lousa com uma seta apontando para ela, chame um aluno de cada vez para girar a roleta e fazer a subtração indicada pela seta. Exemplo: 10 - 7

O aluno deverá fazer a subtração e explicitar qual foi sua estratégia para a resolução.

Atividade 6: ROLETAS DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

Materiais necessários: duas roletas (confeccionadas em cartolina). Uma delas contendo apenas múltiplos de 10 (as dezenas inteiras) e outra contendo os números de 0 até 10. Fixar as roletas de maneira que seja possível “girá-las”.

Encaminhamentos: chame um aluno de cada vez para girar as roletas e fazer a soma dos números que pararem nas setas. Exemplo: 80 + 8. O aluno deverá fazer a soma e explicar aos colegas como chegou ao resultado.

Atividade 7: DITADO DO MAIS 1 OU MENOS 1

Materiais necessários: folha para registro ou caderno.

Regra: ouvir o número ditado pela professora, sempre acrescentar 1 ao número ditado e registrar o resultado do cálculo (ou sempre subtrair 1)

Encaminhamentos: defina se o ditado será de adição ou subtração e dite um número de cada vez. Espere que os alunos registrem os cálculos e, em seguida, converse com o grupo se é fácil ou difícil resolver esses cálculos e o porquê.


Elaboração de cartaz

Para auxiliar os alunos a tomarem consciência da ampliação do repertório que estão construindo, elabore um cartaz que revele os cálculos que já sabem. É interessante nomear os cálculos como “fáceis e difíceis” e pedir que justifiquem o porquê de tal categorização. Com o decorrer das aulas e a esperada ampliação de repertório, é possível “mudar de lugar” os cálculos, passando-os de ‘difíceis’ para ‘fáceis’.



Discussão e reflexão nas aulas



É indispensável que haja um trabalho de reflexão coletiva, considerando esses cálculos como objeto de estudo. O objetivo é permitir que os alunos validem seus próprios recursos e incorporem estratégias de outros alunos. Dessa maneira, esse repertório de cálculos memorizados se constituirá como apoio para a resolução de cálculos mais complexos. Ele permitirá, também, que sejam feitas análises entre as relações e propriedades tanto do sistema de numeração quanto das operações envolvidas em cada tipo de cálculo (ainda que essas não sejam formuladas como tais nas séries iniciais).



Fonte: Revista Nova Escola

sábado, 14 de maio de 2011

quarta-feira, 11 de maio de 2011

lembrança do dia das mães atrasada

essa foi a lembrança para as mamães
uma flor de EVA colocada no plaito de sorvete pintando e um imã atras com o bis
 esse pintando por um aluno
essa sem pintar

fica de sugestão para o próximo ano hihihih

bjs

piramide alimentar

estou trabalhando o crescer com as crianças do 2º ano
para o crescimento saudavel uma alimentação saudavel
essa atividade eles irão recortar e colocar no lugar certo
como nao achei pronto na net
essa eu montei hihihihi deu trabalho mais conseguir

espero que gostem
clique na imagem para ampliar
beijocas

sábado, 7 de maio de 2011

minha mãe...ti amu


uma simples homenagem para a mulher mais maravilhosa de todos
te amo mae
saudadesss
esse ano estaremos uma longe da outra
mas nosso amor nos uni
te amamos eternamente
obrigada por tudo mãe
te amo ao milhao ate mesmo quando pega no pé hauhauuahua

bjsss mil

calendário turma da monica



calendário monica


nunca é tarde demais para um calendário
hihihihih
esse foi para giselma
é idificl fazer personagens...mas acho q ficou bom
otimo final de semana
bjs

quinta-feira, 5 de maio de 2011

fofuchos torcedores





eles foram para a vanessa
que pediu
espero que tenha gostado

bem a que ponto chgeui 5 horas da manha postando mis ou programar pq ninguem acorda esse horario
só eu hauhuaauhuahuahauhauhuhauhauahuhauahuhauhaah
fui pessoas
obrigada pelas mensgagens de carinhos
bjao