"Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria." Salmo 126.5


Amigos e Amigas PARA SEGUIR O BLOG BASTA APENAS TER UMA CONTA DO EMAIL.EX:Gmail, hotmail, yahoo ...

terça-feira, 9 de março de 2010

Painel Rotina


a
o
Esse painel fiz para colocar a rotina da turminha
Como eles tem muitas aulas extras
dificilmente dou lanche no mesmo horário, conto história no mesmo horário
Então preciso fazer a rotina por dia
Fiz o mesmo esquema que a chamadinha é só conferir aqui
Só vou encaixando nas tiras as atividades do dia



Um texto sobre rotina escolar (Resumo)
Fonte: REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A
EDUCAÇÃO INFANTIL Introdução Volume 1

Organização do tempo
A rotina representa, também, a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático,
ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. A rotina deve envolver os
cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas. A apresentação de
novos conteúdos às crianças requer sempre as mais diferentes estruturas didáticas, desde
contar uma nova história, propor uma técnica diferente de desenho até situações mais
elaboradas, como, por exemplo, o desenvolvimento de um projeto, que requer um
planejamento cuidadoso com um encadeamento de ações que visam a desenvolver
aprendizagens específicas.


Atividades permanentes
São aquelas que respondem às necessidades básicas de cuidados, aprendizagem e
de prazer para as crianças, cujos conteúdos necessitam de uma constância.

Seqüência de atividades
São planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem específica
e definida.

Projetos de trabalho
Os projetos são conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos
específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de
um problema para resolver ou um produto final que se quer obter.


(...)

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO
A rotina na educação infantil pode ser facilitadora ou
cerceadora dos processos de desenvolvimento e aprendizagem.
Rotinas rígidas e inflexíveis desconsideram a criança, que precisa
adaptar-se a ela e não o contrário, como deveria ser; desconsideram
também o adulto, tornando seu trabalho monótono, repetitivo e
pouco participativo.
O número de horas que a criança permanece na instituição,
a amplitude dos cuidados físicos necessários ao atendimento, os ritmos e diferenças
individuais e a especificidade do trabalho pedagógico demandam um planejamento
constante da rotina. A organização do tempo deve prever possibilidades diversas e muitas
vezes simultâneas de atividades, como atividades mais ou menos movimentadas, individuais
ou em grupos, com maior ou menor grau de concentração; de repouso, alimentação e higiene;
atividades referentes aos diferentes eixos de trabalho.
Considerada como um instrumento de dinamização da aprendizagem, facilitador
das percepções infantis sobre o tempo e o espaço, uma rotina clara e compreensível para as
crianças é fator de segurança. A rotina pode orientar as ações das crianças, aassim como dos
professores, possibilitando a antecipação das situações que irão acontecer.





BEIJOCAS MIL
EM BREVE POSTO O PROJETO DO.................. AGUARDEM!!!!!!!!!!!!!!

Um comentário:

Sara França disse...

Olá amada Vânia,seu boguinho sempre com lindas dicas,amei sua dica do apinel Rotina.Bom eu sou lider de um ministério de arte,q tem a dança cm principal estrategia,queria um painel parecido,mais queria modelo com bailarina ou sapatilhas...alguma coisa q envolva a dança e a arte em geral.Espero em breve sua dica.
Fik na paz do Nosso senhor Jesus!
bjus!
Sarinha!