segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Capa portifólio





Capa portifólio





Essa será a capa do meu portifolio
para o projeto Arca de Noé (é so ir no marcador para acompanhar)
Me basei em uma revista deste blog http://jeankascorner.blogspot.com/, a revista não é bem EVA mas adptei
O que acharam???


Beijos mil
NOTA:

VOCÊ ESCREVE PORTIFÓLIO OU PORTFÓLIO?


Pois é, mais um termo que gera confusão. Afinal o que a gente carrega debaixo do braço ou publica virtualmente em nossas pages tem acento? Tem “i”? Bom, ainda que o que interesse mesmo seja o conteúdo, vamos pesquisar e definir a forma.

Segundo o dicionário publicitário online, a palavra significa:
1. Conjunto de marcas, produtos e serviços de uma empresa.
2. Conjunto das contas de uma agência, produtora, fornecedor ou profissional.
3. Conjunto dos títulos de uma editora e de programas de uma emissora de rádio e TV.

A palavra tem origem no latim, segundo o Dicionário Etimológico Nova Fronteira, 1982. Chegamos aos verbetes “portar” que vem de “portare” (carregar, conduzir) e “folium” (das plantas, lâminas e páginas)

A expressão “portfólio” é claramente ligada ao anglicismo, com o aportuguesamento caracterizado pela inclusão do acento na letra “o” pois se trata de uma paroxítona terminada em ditongo oral.

O vocabulário da propaganda utilizado no Brasil é excessivamente influenciado pelas expressões inglesas, numa referência ao trabalho desenvolvido pelos norte-americanos na construção dos modelos e referências desta área. Assim, a palavra “portifólio” parece ser a mais adequada quando se busca de uma identidade nacional para se utilizar o termo. Existe também a questão fonética, afinal soa bem estranho a pronúncia da alternativa “portfólio” com o “t” mudo.

Como se trata de uma palavra de utilização restrita no segmento artístico e de comunicação, é natural que se encontre uma ausência de conceituação até em dicionários renomados, prevalecendo a definição leiga que utiliza indiscriminadamente as duas formas – “portfólio” ou “portifólio” – cabendo a quem emprega o termo decidir pela origem inglesa ou latina e, é claro, não esquecer da qualidade do conteúdo…

http://www.boadica.com.br/

domingo, 30 de agosto de 2009

Heróis de Sucata!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Uma sugestão utilizando garrafa de produto de limpeza
Clique na imagem para ampliar
uma otima semana para todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Projeto Arca de Noé - Poema Formiga



Para trabalhar o poema formiga construi juntos com G2 (mini matenral) um terrário, mas chamei da "A casa da formiga", semana que vem eles vão "caçar" formiga para colocar hihih
Vou trabalhar com eles formigas pra depois trabalhar o poema. (eles desenharam formiga no cartaz)


A Formiga

Vinicius de Moraes

Composição: Vinicius de Moraes / Paulo Soledade

As coisas devem ser bem grandes
Pra formiga pequenina
A rosa, um lindo palácio
E o espinho, uma espada fina

A gota d'água, um manso lago
O pingo de chuva, um mar
Onde um pauzinho boiando
É navio a navegar

O bico de pão, o corcovado
O grilo, um rinoceronte
Uns grãos de sal derramados,
Ovelhinhas pelo monte

Beijocasss na pontinha do narizzzzz


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Dobradura unha de bruxa




Eu tirei foto pois nao achei o esquema
e fiquei com medo de naõ conseguir explicar
Espero que gostem
Usar um quadrado 7cm x 7 cm

Dobrar uma parte

Dobrar a parte de Cima


Dobrar ao meio


Colar a pontinha



E pronto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bjs na pontinha do nariz

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Seu nome em HIERÓGLIFOS


Visite o site
http://istoe.terra.com.br/istoedinamica/hieroglifos/hideograma.asp


bjss na pontinha do narizzzz

Mimossssss


Esse eu ganhei da Krika http://linguagemeafins.blogspot.com/


Este selo homenageia os melhores blogs,
e tem sua simbologia nas cores que utiliza.
O azul, representa a paz, profundidade e imensidão.
O dourado representa a sabedoria, riqueza e claridade de ideias.
O prêmio em si, representa a união dos blogueiros.


As regras são:
1 - exibir a imagem do selo e o nome de quem te premiou,
2 - Premiar Até 15 blogs com o selo.
Convido os seguintes blogs:
http://alemdocaderno.blogspot.com/
http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com/
http://projetoscomarte.blogspot.com/
http://ferramentapedagogica.blogspot.com/
http://mickeylandiaonline.blogspot.com/
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/
http://bitocasarteiras.blogspot.com/
http://amigasdaedu.blogspot.com/
http://proportoseguro.blogspot.com/










Esse eu ganhei de Joelma http://amigasdaedu.blogspot.com
Obrigadaaaaa lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Obs ja postei as regras meninasss
é so ir no marcado Selinhos


Mais culinária


Biscoitos de Natal Cecilia K, RJ

Ingredientes:
320gr. de farinha
3 colheres de chá de fermento
300gr. de açúcar
50gr. de chocolate em pó
2 ovos
125gr. de manteiga
uma pitada de canela em pó, cravo em pó e raspa de limão

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes secos numa tigela funda, e abra um buraco no meio.
Coloque nele a manteiga e os ovos e misture rapidamente para obter uma massa lisa.
Abra com rolo de massa e corte os biscoitos com formas de motivos Natalinos.
Leve ao forno médio, pré aquecido em tabuleiro untado.
Deixe esfriar um pouco antes de tirar do tabuleiro. Armazene em vidros ou latas bem fechados.


Massa para Pizza ou Pão
Cecília K. RJ.

Ingredientes:
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 tablete de fermento biológico (ou o equivalente em fermento biológico seco)
1 xícara de água morna
5 colheres de sopa de óleo.

Preparo:
Coloque a farinha numa tigela larga e abra um buraco no meio e esfarele o tablete de fermento. Acrecente um pouco de água morna e dissolva completamente o fermento.

Vá misturando aos poucos todos os ingredientes. A massa deve ficar bem macia e ligeiramente pegajosa.

Cubra a tigela com um pano limpo e deixe a massa crescer. Se quiser: coloque uma bolinha da massa em um copo com água. Quando a bolinha boiar no alto do copo a massa já está boa (cerca de 30 minutos, dependendo da temperatura ambiente).

Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada para fazer as pizzas ou enrole nas mãos pequenas porções para fazer pães.
Cubra a pizza com molho de tomate, queijos e outros ingredientes da sua preferência.
Leve ao forno pré-aquecido. Para pizza, cerca de 10 minutos. Para os pães, espete um palito e se sair seco e limpo estão prontos (cerca de 20min).

Fonte: http://www.bernerartes.com.br/ideiasedicas/index.htm

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Caixinhas surpresas


Consegui escanear, uma ótima dica achei um máximo
Fonte Revista Compre bem (clique na imagem para ampliar)
Uma ideia simples, facil, e bonita
espero q vocÊs gostem
bjs milllllllllllllllllllllllllllllllll
Semana linda para todosss

domingo, 23 de agosto de 2009

Educação de trânsito


Meninas
nesse endereço
vc encontra uma revista de quadrinhos em pdf criada pelo meu papis
para criança sobre trânsito
é só baixar
http://redetransito.sites.uol.com.br

Uma ótima semana
e beijos na potinha do narizz!!!!!!!!!!!!!!!!

"VI,LI,GOSTEI E RECOMENDO"


Recebi este selinho da Pro Rirela
do blog http://proportoseguro.blogspot.com/ adoro o blogger dela
Informtativo e criativo
O endereço esta ai e o post q mais gostei do blog delas
foi sobre LIbRas
http://proportoseguro.blogspot.com/search/label/Libras
Vale a pena conferir

Obrigada linda
SELINHO
"VI,LI,GOSTEI E RECOMENDO"

1- Visite o blog da pessoa que te fez o convite;
2- Coloque o selinho no seu blog;
3- Escolha uma postagem no blog da pessoa que te ofereceu;
4- Faça uma apreciação desta postagem escolhida e cole-a no seu blog, juntamente com o endereço do blog que te convidou;
5- Convide um blog para participar desta "corrente didática";
6- Avise seu escolhido e repasse estas regras.

OBJETIVOS:
Formar uma “cadeia didática”;
Estreitar laços;
Criar um compromisso de troca profissional,
Reconhecer o trabalho da colega na globosfera.

sábado, 22 de agosto de 2009

Provas piagetianas Faça vc mesmo

(já apliquei essa provas e são muito interessante vale a pena conferir)

Piaget em sua teoria criou estágios de desenvolvimento cognitivo. Para diagnosticar problemas de conservação ocorridos nos estágios pré-operatorio e de operações concretas.
A teoria piagetina ressalta a importância de entender a qualidade de pensamento, os argumentos do sujeito ma tentativa de compreender as transformações da realidade.
Aqui temos 6 provas principais

Não-conservação

Quando é apresentada para a criança não-conservadora a primeira deformação da bolinha de massa de modelar, esta irá julga-la maior, mantendo este julgamento mesmo que o experimentador insista sobre a dimensão negligenciada pela criança (ex. salsicha mais fina, mas mais comprida).

O problema da “volta empírica” é resolvido corretamente ou não pela criança.

Intermediário

Oscila entre a conservação e não-conservação: numa mesma deformação a criança pode alternar seus julgamentos ora como iguais ou diferentes; faz julgamentos de conservação e não-conservação alternada nas diversas deformações; e pode apresentar alternância de julgamentos quando é contra-argumentada pelo entrevistador.

As justificativas da criança são pouco explícitas e incompletas.

O problema da “volta empírica” é resolvido corretamente pela criança.

Conservação

As quantidades são sempre julgadas iguais, usando o argumento de “identidade”, de “reversibilidade”, ou de “compensação”.

Os julgamentos de conservação se mantêm apesar das contra-argumentações.

LEMBRETE: Durante a aplicaçãio da prova deve haver sempre um momento de confronto, em que é feita a transformação da realidade na frente da criança. a fim de observamos de ela entendeu o processo de conservação de números, ou fica apenas no aspecto visual dos objetos.


Para o Kit

1. Faça uma caixa bem bonita, pode ser de papelão ou de madeira.

1. Conservação de números

Material: 11 circulos pequenos Vermelhos e 11 Círculos azuis (pode ser tampinha de garrafa, EVA, papelão...)

A criança recebera um saquinho com 22 fichas, explicamos a ela que as fichas estavam divididas em dois grupos, um grupo de ficha azuis e outro de ficha vermelha. não deixar explicita, em momento algum, a quantidade de ficha A criança deve, no decorre da aplicação da prova, contar a quantidade, se julgasse necessário.
Montar uma fileira horizontalmente com as fichas azuis e pedir a elas que montem uma fileira igual a nossa. Perguntar se há mais azuis ou mais vermelhas.
Confronto: A transformação será feita na frente da criança, ampliando o espaço entre as fichas azuis, perguntar novamente se hás mais fichas azuis ou mais fichas vermelhas.

2. conservação da Matéria
Material:
Massa de modelas de duas cores (Compre uma caixa de modelar, pois para essa prova, usou uma vez, não pode usar novamente, pela questão do visual)

A criança deve perceber que a mudança de formato do objeto não interfere na quantidade de matéria do qual ele é composto.
Apresentar uma caixa de massinha de modelar com seis unidades. Retirar da caixa e mostrar às crianças que todas eram do mesmo tamanho. Pegar uma massinha amarela e outra vermelha (ou outra cor) e fazer duas bolinhas iguais. Em seguida, perguntar à criança em qual das duas bolinhas elas acham que há mais massinha.
Confronto: Realizar a transformação, na frente das crianças: pegar a bolinha amarela e fazer no formato de bolinha. Perguntamos se há mais massinha na bolinha vermelha ou na cobrinha amarela.
Verificar se as crianças compreendem a prova de conservação da matéria, e as transformações ocorridas perante seus olhares, como acompanharão o processo de transformação.

3. Conservação de Área

Material: 2 pranchas verdes retangulares de 20x25cm (pode ser EVA, papelão pintão, papel cartão...), 8 quadrados vermelhos de 4x4 e 2 vaquinhas (EVA, cartolina, biscuit, de plástico...).

Colocar diante das crianças duas placas para representar pastos. Dar a elas duas vaquinhas do mesmo material. Explicar que elas devem colocar as vaquinhas nos pastos. Pegar dois quadrados exatamente do mesmo tamanho para representa a moita de capim que a vaquinha iria comer. Distribuir uma moita de capim em cada pasto. Perguntar em qual dos dois pastos há mais capim.
Confronto: Pegar mais dois quadrados do mesmo tamanho e distribuir da seguinte forma: no pastor da esquerda colocar as moitas lado a lado no sentido vertical e no pasto da direita as duas separadas horizontalmente. Perguntar em qual há mais capim.


4. Conservação de líquidos

Material: Copo de vidro (um copo transparente)

Pegar dois copos cilindrico do mesmo tamanho, pedir a criança que nos ajude a medir a quantidade de água, de forma que fiquem igual nos dois copos.
Depois de colar a água na mesma altura nos dois copos, perguntar em qual deles há mais água.
Confronto: Pegar um copo alto e fino, transportar agua de um dos copos iniciais para esse, em seguida interrogar em qual dos copos há mais água.

As crianças que responderem o copo alto e fino ainda não conseguiram estabelecer a equivalencia entre os líquidos dos recipientes, o raciocino foi baseado em aspectos visuais.

5. Seriação de palitos.

Material: conjunto de 10 palitos com tamanhos diferentes (palito de sorvete)

"A seriação consiste na capacidade de organizar mentalmente um conjunto de elementos em ordem crescente ou descrecente de tamanho, peso ou volume." (Wadsworthm 1996)

A criança recebera palitos de diferentes tamanhos, deverão arruma-los de menor para o maior como uma escadinha, todos juntos.

6. Inclusão de classe (esse é o mais dificil se vc errar uma parte vc acaba confundido a criança e não alcançado seu objetivo, tive essa experiência hihihi)

Material: 10 margaridas (EVA, desenho, papelão, papel cartão), 3 rosas, 10 coelhos

O material apresentado a criança consiste em um saquinho contendo varias flores e coelhos. Explicar que as flores estavam dividis em dois grupos: um de flores chamadas margaridas e outro de flores chamadas rosa. Colocamos cinco margaridas lado a lado e, na fileira abaixo, três rosas lado a lado. Indagamos: Há mais flores, mais rosas ou mais margaridas?
Depois da resposta, procure através de questiomaneto conhecer melhor o pensamento da criança.

A questão seguinte será apresentada desta forma: Se nos tirarmos uma rosa, ficaremos com menos flores, menos rosas ou menos margaridas?

Pegar os 10 coelhos que estavam dentro do squinho com as flores e colcar numa mesma fileira lado a lado, logo em abaixo das rosas. Formular uma nova questão: Há mais flores, mais roas, mais margaridas ou mais animais?

VocÊ vai avaliar a linha de pensamento da criança, por isso perguntar o porque da resposta.


Espero q vcs gostaram, feito com muito carinho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!







Bibliografia: O conhecimento numerico e o sitema monetario: Estudos de casos em uma 3ª sperie. Nanci Leite Branquinho. 2006

Visual novo


Amigos e Amigas
estou de visual novo
foi um presente da LIZA http://espacoeducar-liza.blogspot.com/

Liza amei de paizão muitoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
obrigada pelo carinho

Um mega bjão e espero q todas gostem assim como eu amei

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

PCS • Picture Communication Symbols • Símbolos de Comunicação Pictórica O que são os PCS



Símbolos PCS











Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)

• CAA é uma das áreas da TA que atende pessoas sem fala ou escrita funcional.
• Recursos como as pranchas de comunicação, construídas com simbologia gráfica (desenhos representativos de idéias), letras ou palavras escritas, são utilizados pelo usuário da CAA.

• A alta tecnologia nos permite também a utilização de vocalizadores (pranchas com produção de voz) ou do computador, com softwares específicos, garantindo grande eficiência na função comunicativa.

Como iniciar?


• Em situações reais de comunicação

• Com objetos concretos – Fotos – Símbolos – Palavras - Letras

• Aumentando aos poucos a quantidade de símbolos na prancha

• Localizar consistentemente o símbolo na prancha

• Escolhendo o símbolo com o usuário ou de acordo com suas características pessoais e posteriormente padronizar o uso deste

• Determinando o tamanho do símbolo de acordo com habilidades visuais, motoras e extensão do vocabulário pretendido

• Imersão em símbolos

• Orientando os parceiros de comunicação

• Organizando pranchas temáticas

Tipos de Sistemas para Comunicação Aumentativa e Alternativa (SCAA)

Sistemas de CAA

Os que não necessitam auxílio externo:

- Gestos

- Apontar

- Piscar de olhos

- Sorrir

- Vocalizar
Os que necessitam auxílio externo:

- Objeto real

– Miniatura

- Retrato

- Símbolo Gráfico

- Letras e Palavras

CAA é o uso integrado de:

• Gestos – vocalizações - sinais

• Objetos, fotos, gravuras, símbolos e gráficos organizados em recursos personalizados.

PCS — Símbolos de Comunicação Pictórica

Picture Communication Symbol sIdealizado por Roxanna Mayer-Johnson em 1980

Os PCS são mais de 8.000 símbolos que representam grande parte do vocabulário. São de fácil reconhecimento e por isso muito utilizado para crianças ou indivíduos que apresentam dificuldades em compreender representações abstratas. São disponíveis em livro ou software.


Dicas para a confecção dos recursos de comunicação:

• Portabilidade

• Eficiência e rapidez de seleção

• Tamanho do vocabulário

• Habilidades individuais do usuário

• Custo

Tipo de Seleção do Símbolo:

• Seleção Direta

• Varredura (escaneamento)

• Codificação

• Eye-gaze (prancha de olhar)

Resultados

• Independência

• Produtividade

• Aprendizado

• Auto estima

• Integração

• Inclusão

Texto extraído da apresentação de Rita Bersch

Fonte: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=5552&id_pagina=3

O que é

Prancha de comunicação construída com o software Boardmaker

O Boardmaker é um banco de dados gráfico com mais de 3.500 Símbolos de Comunicação Pictórica — PCS em Português com símbolos especiais para o Brasil. Com esse software é possível construir pranchas de comunicação, atividades adaptadas, livros de histórias, entre outras funções.
O software foi desenvolvido pela empresa Mayer Johnson e vem sendo vendido no Brasil pela empresa Clik www.clik.com.br

Exemplo de pranchas nesse site http://www.comunicacaoalternativa.com.br/adcaa/DISTRIB/boardmaker.asp

PCS • Picture Communication Symbols • Símbolos de Comunicação Pictórica
O que são os PCS


Os Símbolos de Comunicação Pictórica (PCS) formam um sistema de comunicação completo e foram originalmente desenhados para criar, rápida e economicamente, recursos de comunicação consistentes e com acabamento profissional. São utilizados extensivamente em inúmeros tipos de atividades de aprendizado. Os PCS foram criados no início dos anos 80 pela fonoaudióloga americana Roxanna Mayer Johnson e compõe atualmente o conjunto de símbolos mais difundido em todo o mundo.




Características da simbologia PCS:

• Desenhos simples e claros, de fácil reconhecimento;

• Adequados para usuários de qualquer idade;
• Estão divididos em seis categorias de palavras: social, pessoas, verbos, descritivo, substantivos e miscelânea;
• Facilmente combináveis com outros sistemas de símbolos, figuras e fotos para a criação de recursos de comunicação individualizados;
• Extremamente úteis numa grande variedade de atividades e lições.
• Disponíveis através dos softwares Boardmaker e Escrevendo com Símbolos.

No Brasil, nos últimos 12 anos os símbolos PCS se popularizaram com a introdução dos recursos traduzidos, e vêm sendo amplamente utilizados por educadores em muitas instituições e escolas e por terapeutas que trabalham com a Comunicação Alternativa.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Eu ganhei Presente




Regras:
1. Postar o selo.

2. Colocar no seu post o nome do blog que te indicou ao prêmio.

3. Escrever uma mensagem de agradecimento ao blogueiro que te indicou.

4. Abaixo do selo descrever 5 características suas.

5. Indicar o prêmio a 5 ou mais blogs para receber o selo .


Caracteristicas:

1. Amiga

2. Criativa

3. Chorona

4. Ansiosa
5. Curiosa


Eu indico:Para os seguidores. pode copiar

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Muuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!






Muuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!




Essa vai pra Ale, não sei aonde peguei o molde (quem souber por favor avisar)
Em breve vou postar as atividades q estou planejando para o projeto Arca de Noé de Vinicius de Moraes.
Uma super semana!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


domingo, 16 de agosto de 2009

Brigadeiros e mais brigadeiros


Algumas receitas de brigadeiros
pra começar bem a semana


1.Brigadeiro
Ingredientes: 1 lata de leite em pó, 1 lata de Nescau, 2 latas de leite condensado.
Como fazer: misture tudo e enrole como um brigadeiro.
2. Brigadeiro de microondas
  • 1 lata de leite condensado
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó ou achocolatado
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • chocolate granulado ou granulado colorido
Modo de fazer
  1. num recipiente proprio para microondas, de preferncia redondo e de borda alta, misture todos os ingredientes
  2. leve ao microondas por 6 minutos em potência alta ou na tecla brigadeiro do proprio microondas
  3. Mexendo a mistura na metade do tempo
  4. Depois de pronto, retire do forno e mexa até ficar uma massa lisa e brilhante
  5. leve a geladeira para esfriar, depois enrole os docinhos, passe no granulado e coloque nas forminhas
  6. dica: use forminhas no 6, para render mais docinhos, e intercale granulado de chocolate e granulado colorido
+ Brigadeiro!!!
Receita: bolacha de maizena triturada e leite condensado. Mistura tudo e faz a bolinha com as mãos, se quiser passa no granulado.

Brigadeiro diferente com biscoitos


  • 2 colheres de sopa de margarina
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 lata de leite condesado
  • 1 pacote de bolacha maisena ou maria
Modo de fazer
  1. Faça um brigadeiro comum, derreta a manteiga, acrescente o mel, o chocolate em pó e o leite condensado
  2. Deixe cozinhar até soltar da panela, mexendo sempre
  3. Depois de pronto, reserve
  4. Em uma tigela quebre as bolachas, aleatoriamente
  5. E misture o brigadeiro ainda quente sobre as bolachas e misture, por último polvilhe com açúcar e forre com papel filme
  6. Não é necessário levar a geladeira


Ingredientes para Brigadeiro Diferente:

meia xicara de chocolate em po
um ovo
duas colheres de açucar
uma culher de cha de manteiga
meia chicara de leite
meia culher de cha de leite ninho
e uma pitada de dedicaçao

Como Preparar Brigadeiro Diferente:

junte todos os ingredientes em uma penela deixe no fogo durante cinco minutos e depois enrole coloque no frizer e espere vinte minutos.




QUEM QUISER FAZER TODOS E MANDAR PRA EXPERINTAR
PODE MANDAR
BJS NO CORAÇÃO

sábado, 15 de agosto de 2009

+ Plaquinha em EVA






+ Plaquinha em EVA




Esse vai para o pequeno Lucas
Me baseio pleo circulo (a cabeça) mais ou menos uns 8 cm.
Para fazer o molde eu dobro uma folha ao meio e imagino um lado da parte do desenho, por exemplo a camisa imagino so a metade depois recorto e os dois lados ficam iguais, fiz assim com a calça a pipa e a plaquinha do nome
um super bjãooo na pontinha do nariz
OBRIGADA PELOS COMENTÁRIOS CARINHOSOS FIQUEI MUITO FELIZ!!!!!!!!!!