Poema pinguim continuação....

TEMA: O PINGUIM

Objetivos específicos: Ampliar o repertório musical das crianças. Aprender a ouvir/apreciar músicas diversas. Conhecer o poema e obra literária musicada “O Pinguim”. Reconhecer o animal Pinguim.

Áreas do conhecimento: Natureza e Sociedade. Linguagem oral. Artes Visuais. Música.

Temas transversais: Pluralidade Cultural e Meio Ambiente.

Fontes de Estudo e pesquisa:

1. MORAES, Vinicius de. A Arca de Noé. Poemas infantis. São Paulo. Companhia das Letras.

2. Pesquisa dos pais.

3. Filme: Happy Feet Austrália/ EUA, 2006. Warner Bros.

Recursos utilizados: Giz de cera, desenho de pingüim, rolo de papel higiênico, tinta guache preta, papel colorido, tinta glitter, cola. TNT branco e preto e EVA laranja.

Descrição do processo:

Em uma roda de conversa apresentamos as pesquisas realizadas pelos pais junto com as crianças. Explicamos as principais características do animal pingüim e também contamos histórias com o fantoche de pinguim, que recebeu o nome de “Pipoca”. Eles escutaram o primeiro trecho da música.

Em outro momento cada um recebeu um desenho de um pingüim para colorir com giz de cera. Esse desenho foi recortado e virou o quebra-cabeça.

O registro do poema foi confeccionar um pingüim de rolo de papel higiênico. Usamos tinta preta, e papeis coloridos (laranja, amarelo e vermelho).

Finalizamos as atividades fantasiando as crianças de pinguim. A fantasia foi confeccionada com TNT branco e preto e o bico EVA laranja.

Comentários dos Alunos

“O pinguim tá no frio” (João Victor)

“É lindo o Pinguim” (Danielle)

“Ele nada rápido” (Daniel)

“É do Madagascar” (Luna)

“O do pingüim não é do passarinho” (Danielle)

“Ele está descansando o ovo” (Luna)

“Ele nasceu!!! Olha quanto pinguim” (Daniel)

“Pipoca” (Arthur, quando perguntamos qual seria o nome do nosso fantoche. A turma concordou).

“O pinguim anda assim” (Daniel)

Conclusão

Eles entenderam as principais características do pingüim, que ele mora no frio, come peixe, sabe nadar ou nadar bem rápido, e os filhotes nascem no ovo.

As atividades realizadas foram significativas para as crianças.