Arca de Noé Poema A formiga


A Formiga

Vinicius de Moraes

Composição: Vinicius de Moraes / Paulo Soledade
As coisas devem ser bem grandes
Pra formiga pequenina
A rosa, um lindo palácio
E o espinho, uma espada fina
A gota d'água, um manso lago
O pingo de chuva, um mar
Onde um pauzinho boiando
É navio a navegar
O bico de pão, o corcovado
O grilo, um rinoceronte
Uns grãos de sal derramados,
Ovelhinhas pelo monte
-->
TEMA: A FORMIGA
Objetivos específicos: Ampliar o repertório musical das crianças. Aprender a ouvir/apreciar músicas diversas. Conhecer o poema e obra literária musicada “A formiga”. Conhecer uma formiga e como vivem. Promover o contato com a natureza, através da observação do Terrário. Comparação entre grande e pequeno.
Áreas do conhecimento: Natureza e Sociedade. Linguagem oral. Artes Visuais. Música.
Temas transversais: Pluralidade Cultural e Meio Ambiente.
Fontes de Estudo e pesquisa:
  1. MORAES, Vinicius de. A Arca de Noé. Poemas infantis. São Paulo. Campanha das letras.
  2. Revista Nova Escola: “Terrário: um pedaço da natureza na sala de aula”. http://revistaescola.abril.com.br.
  3. Lucas, um Intruso no Formigueiro (The Ant Bully), EUA, 2006.
Recursos utilizados:
Material para o terrário: terra adubada, pedra de aquário, carvão mineral, muda de planta, água, garrafa pet, fita adesiva e formigas.
Imagens de revista, papel de seda marrom, biscuit preto e branco, pratinho plásticos, arame para artesanato, cola.
Descrição do processo: As crianças foram para a horta procurar formigas. Na sessão pipoca assistiram “Lucas, um intruso no formigueiro”.
Após esse processo todos ajudaram a montar o terrário e colocar as formiguinhas dentro dele. Depois no parque fomos procurar o que era grande e pequeno. Ouviram a música e apresentamos com gestos de grande e pequeno.

A atividade proposta foi que cada aluno escolhesse uma imagem de revista e na roda de conversa conversamos como tudo é grande para a formiga pequenina. Em seguida fizeram bolinhas pequenas de papel seda marrons e colaram nas imagens.
Também foi realizado uma atividade com de biscuit. Com as orientações das professoras eles fizeram bolinhas em forma de formiguinha.
Comentários dos Alunos
“Eu acho a formiga” (Ayumi)
“Esse é grande não é formiga” (Daniel)
“É pequenininha” (Manuela)
“Vou por aqui” (Fernanda falando da formiga)
“Formiga grande?” (Luna)
“Tem formiga grande e pequena” (Daniel)
“Tem na minha casa” (Danielle, na horta)
“Tem em casa” (Gabriel, fazendo a formiga em biscuit)
Conclusão
As crianças compreenderam que a formiga “é bem pequenina” é como os objetos são grandes para ela.