"Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria." Salmo 126.5


Amigos e Amigas PARA SEGUIR O BLOG BASTA APENAS TER UMA CONTA DO EMAIL.EX:Gmail, hotmail, yahoo ...

sábado, 22 de agosto de 2009

Provas piagetianas Faça vc mesmo

O q vc acha? 
(já apliquei essa provas e são muito interessante vale a pena conferir)

Piaget em sua teoria criou estágios de desenvolvimento cognitivo. Para diagnosticar problemas de conservação ocorridos nos estágios pré-operatorio e de operações concretas.
A teoria piagetina ressalta a importância de entender a qualidade de pensamento, os argumentos do sujeito ma tentativa de compreender as transformações da realidade.
Aqui temos 6 provas principais

Não-conservação

Quando é apresentada para a criança não-conservadora a primeira deformação da bolinha de massa de modelar, esta irá julga-la maior, mantendo este julgamento mesmo que o experimentador insista sobre a dimensão negligenciada pela criança (ex. salsicha mais fina, mas mais comprida).

O problema da “volta empírica” é resolvido corretamente ou não pela criança.

Intermediário

Oscila entre a conservação e não-conservação: numa mesma deformação a criança pode alternar seus julgamentos ora como iguais ou diferentes; faz julgamentos de conservação e não-conservação alternada nas diversas deformações; e pode apresentar alternância de julgamentos quando é contra-argumentada pelo entrevistador.

As justificativas da criança são pouco explícitas e incompletas.

O problema da “volta empírica” é resolvido corretamente pela criança.

Conservação

As quantidades são sempre julgadas iguais, usando o argumento de “identidade”, de “reversibilidade”, ou de “compensação”.

Os julgamentos de conservação se mantêm apesar das contra-argumentações.

LEMBRETE: Durante a aplicaçãio da prova deve haver sempre um momento de confronto, em que é feita a transformação da realidade na frente da criança. a fim de observamos de ela entendeu o processo de conservação de números, ou fica apenas no aspecto visual dos objetos.


Para o Kit

1. Faça uma caixa bem bonita, pode ser de papelão ou de madeira.

1. Conservação de números

Material: 11 circulos pequenos Vermelhos e 11 Círculos azuis (pode ser tampinha de garrafa, EVA, papelão...)

A criança recebera um saquinho com 22 fichas, explicamos a ela que as fichas estavam divididas em dois grupos, um grupo de ficha azuis e outro de ficha vermelha. não deixar explicita, em momento algum, a quantidade de ficha A criança deve, no decorre da aplicação da prova, contar a quantidade, se julgasse necessário.
Montar uma fileira horizontalmente com as fichas azuis e pedir a elas que montem uma fileira igual a nossa. Perguntar se há mais azuis ou mais vermelhas.
Confronto: A transformação será feita na frente da criança, ampliando o espaço entre as fichas azuis, perguntar novamente se hás mais fichas azuis ou mais fichas vermelhas.

2. conservação da Matéria
Material:
Massa de modelas de duas cores (Compre uma caixa de modelar, pois para essa prova, usou uma vez, não pode usar novamente, pela questão do visual)

A criança deve perceber que a mudança de formato do objeto não interfere na quantidade de matéria do qual ele é composto.
Apresentar uma caixa de massinha de modelar com seis unidades. Retirar da caixa e mostrar às crianças que todas eram do mesmo tamanho. Pegar uma massinha amarela e outra vermelha (ou outra cor) e fazer duas bolinhas iguais. Em seguida, perguntar à criança em qual das duas bolinhas elas acham que há mais massinha.
Confronto: Realizar a transformação, na frente das crianças: pegar a bolinha amarela e fazer no formato de bolinha. Perguntamos se há mais massinha na bolinha vermelha ou na cobrinha amarela.
Verificar se as crianças compreendem a prova de conservação da matéria, e as transformações ocorridas perante seus olhares, como acompanharão o processo de transformação.

3. Conservação de Área

Material: 2 pranchas verdes retangulares de 20x25cm (pode ser EVA, papelão pintão, papel cartão...), 8 quadrados vermelhos de 4x4 e 2 vaquinhas (EVA, cartolina, biscuit, de plástico...).

Colocar diante das crianças duas placas para representar pastos. Dar a elas duas vaquinhas do mesmo material. Explicar que elas devem colocar as vaquinhas nos pastos. Pegar dois quadrados exatamente do mesmo tamanho para representa a moita de capim que a vaquinha iria comer. Distribuir uma moita de capim em cada pasto. Perguntar em qual dos dois pastos há mais capim.
Confronto: Pegar mais dois quadrados do mesmo tamanho e distribuir da seguinte forma: no pastor da esquerda colocar as moitas lado a lado no sentido vertical e no pasto da direita as duas separadas horizontalmente. Perguntar em qual há mais capim.


4. Conservação de líquidos

Material: Copo de vidro (um copo transparente)

Pegar dois copos cilindrico do mesmo tamanho, pedir a criança que nos ajude a medir a quantidade de água, de forma que fiquem igual nos dois copos.
Depois de colar a água na mesma altura nos dois copos, perguntar em qual deles há mais água.
Confronto: Pegar um copo alto e fino, transportar agua de um dos copos iniciais para esse, em seguida interrogar em qual dos copos há mais água.

As crianças que responderem o copo alto e fino ainda não conseguiram estabelecer a equivalencia entre os líquidos dos recipientes, o raciocino foi baseado em aspectos visuais.

5. Seriação de palitos.

Material: conjunto de 10 palitos com tamanhos diferentes (palito de sorvete)

"A seriação consiste na capacidade de organizar mentalmente um conjunto de elementos em ordem crescente ou descrecente de tamanho, peso ou volume." (Wadsworthm 1996)

A criança recebera palitos de diferentes tamanhos, deverão arruma-los de menor para o maior como uma escadinha, todos juntos.

6. Inclusão de classe (esse é o mais dificil se vc errar uma parte vc acaba confundido a criança e não alcançado seu objetivo, tive essa experiência hihihi)

Material: 10 margaridas (EVA, desenho, papelão, papel cartão), 3 rosas, 10 coelhos

O material apresentado a criança consiste em um saquinho contendo varias flores e coelhos. Explicar que as flores estavam dividis em dois grupos: um de flores chamadas margaridas e outro de flores chamadas rosa. Colocamos cinco margaridas lado a lado e, na fileira abaixo, três rosas lado a lado. Indagamos: Há mais flores, mais rosas ou mais margaridas?
Depois da resposta, procure através de questiomaneto conhecer melhor o pensamento da criança.

A questão seguinte será apresentada desta forma: Se nos tirarmos uma rosa, ficaremos com menos flores, menos rosas ou menos margaridas?

Pegar os 10 coelhos que estavam dentro do squinho com as flores e colcar numa mesma fileira lado a lado, logo em abaixo das rosas. Formular uma nova questão: Há mais flores, mais roas, mais margaridas ou mais animais?

VocÊ vai avaliar a linha de pensamento da criança, por isso perguntar o porque da resposta.


Espero q vcs gostaram, feito com muito carinho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!







Bibliografia: O conhecimento numerico e o sitema monetario: Estudos de casos em uma 3ª sperie. Nanci Leite Branquinho. 2006

22 comentários:

Espaço da Criança disse...

VÂAÂâNIA ESTÁ SHOW ESTA POSTAGEM, TAMBÉM UTILIZO TESTES PIAGETIANOS, ENTRE OUTROS, PARA VER COMO ANDA A GURIZADA. O BLOG FICOU COM A CARA NOVA MUITO LINDA.
BJOKAS

Giselle Farias disse...

GOSTEI MUITO DO ARTIGO! BEIJOS!

Prô Rirela disse...

Vânia, tem um selinho pra ti no meu blog. É o VI,LI, GOSTEI E RECOMENDO. Beijokas!

krika disse...

Muito boa sua postagem. Para professoras aproveitarem bem... Parabéns.

Anônimo disse...

Que blog lindo! Ele deve refletir o amor que você sente pelo seu trabalho né?
Fazia tempo que procurava um site que ensinasse a montar um "Kit de provas piagetianas" visto que os comprados prontos são carissímos.AMEI suas dicas. Só uma dúvida: a prova que usa a balancinha, como fazer?
Beijos.
Socorro Torres

keila disse...

Vania seu Blog é fofo.
o material da provas piagetianas ficou dez, vc conseguiu ser clara em suas explicações.
parabéns!
Abraços!! keila

Olívi@ disse...

Vânia,
Boa tarde!

Vc deu algumas dicas de como montar o kit de provas piagetinas..legal, mas como vc montou a prova dos vidros? Vc comprou em algum local específico ou comprou as peças avulsas? que critério adotou?
Se vc souber algum endereço na internet, por favor, me informe
Gostaria de saber se vc tb tem o manual de aplicação de todas as provas, pois o kit nao vem com eles

Obrigada

Olivia

Rejane disse...

Vânia sua sugestão de nos ensinar a montar a caixa é fantástica, porem se faz necessário o manual de aplicação de todas as provas.Gostaria de saber como e onde consegui-la.
Obrigada pela oportunidade e fico a aguarda resposta e com muita ansiedade.
Abraços
Rejane Mendonça

Neide disse...

Vania
amei sua dica para a elaboração das provas operatorias, porém, ...
não encontrei como se faz a balançinha de medida pode me auxiliar?
bjs

Gladis disse...

Bom dia Vania, td bem?

Muito boa a sua proposta de ensinar a montar as Provas Piagetianas. Realmente é um produto de valor alto. Porém, como revendendora de produtos para educação, eu acredito q seria melhor vc fotografar sua idéia e colocá-la no site. A foto q vc usa é de uma fabricante no interior do Paraná. E realmente é um dos kit de provas mais cara que já conheci.
A balancinha eu tenho para vender assim como o manual das provas e o caderno de respostas.
Parabéns pelo blog.
Um abraço,
Gladis.

cleide disse...

cleide

oi Vânia
amei suas dicas sobre as provas e material.
Obrigada por compartilhar suas experiências, eu também amo meu trabalho de pró.
bjs.

Eudenice Glauce disse...

Vania, sou psicopedagoga do interior de Minas Gerais, estou montando minha clínica e gostaria de sua instrução para saber como corrigir as Provas Piagetianas após aplicá-la. Preciso saber ainda da idade mínima para saber como analisar as respostas das crianças. Parabéns pelo seu blog ele é mesmo lindo.Abraços fraternos! Eudenice

trico e croche disse...

Oi Vania adorei as provas piagetiana, pois vou usar para conclusão do meu curso beijooss e obrigada pela dica!

Simone disse...

Gostei muito de seu blog, é justamente o que procurava. Certamente não será a primeira visita.

Att,
Simone Mariano/Bahia

juanita disse...

Muito bom, entrei pra ver algo sobre as provas piagetianas que preciso aplicar, estou no 5ª semestre de Pedagogia. Vou voltar, tem muitas coisas interessantes, Parabéns!!!

PSICOPEDAGOGIA disse...

Parabéns pelo blog,quem não tiver tempo para fazer a maleta das provas operatórias, acessa www.psicopedagogavaleria.com.br e conheça nossos produtos.

Abraços

Valeria

PSICOPEDAGOGIA disse...

Olá , parabéns pelo blog, sou Valeria Tiusso,Psicopedagoga e mantenedora do site www.psicopedagogavaleria.com.br, onde ministro oficinas de atualização profissional na área da psicopedagogia e comercializo materiais de apoio psicopedagógico e venho lhe propor uma parceria , você faz uma visitinha e se gostar do site disponibiliza em seu blog o logotipo do site que posso lhe enviar, coloca o link em cima e escreve embaixo as palavras Oficinas e Materiais, e em contra partida eu disponibilizo o seu link em meu site na página só de blogs das minhas parcerias, e você concorrerá a um sorteio, todo mês, de uma vaga totalmente grátis até o final do ano, para realizar uma oficina 0n-line com direito a certificado, e ainda terá descontos nas aquisições no site. Caso aceite a idéia, assim que disponibilizar o link me avise para colocar o e-mail no sorteio e disponibilizar seu logo em meu site. E mais te enviar uma senha da oficina de brinquedoteca, totalmente de cortesia, e mais vou concedeer 05 vagas para vc disponibilizar para seus seguidores.

Abraços

Valeria

11-44853310

flavia e ricardo disse...

Parabéns, consegui aplicar a prova direitinho ....muito obrigada lindo blog...bjusss....

Larissa disse...

Oi entrei em seu site e vi as provas gostei da forma simples e prática que colocastes o modo de aplicar ... estou fazendo pós em psicopedagogia e acho as provas operatórias a parte mais complicadinha...

Bjos Larissa Porto alegre

BETA disse...

Vânia adorei a postagem levei para o meu blog mais coloquei seus créditos lá, seu blog é lindo venhe me vistar abraços...

Alice Muniz disse...

Gratidão por disponibilizar conteúdos que outros procuram esconder.
Receba meu abraço fraterno.

Daiana Torquato disse...

Vânia adorei seu site. Estou fazendo pós em psicopedagogia e aprendi mais aqui do que na aula.
Estava me sentindo perdida, pois acho essa parte mais complicada e vc disponibilizou como fazer e como aplicar amei !!! <3 <3